A cultura e a história do Egito são indissociáveis da adoração do país pelos seus mais de 2.000 deuses. Eles representam aspectos naturais, espirituais e sociais da vida egípcia em todos os setoresA religião do Antigo Egito era marcada pelo politeísmo. Eles, no entanto, não eram vistos apenas como figuras de adoração, mas como forças que controlavam o cosmos e influenciavam diretamente o destino humano.
E você, querido leitor: já ouviu falar de algum? Pois bem, siga conosco para conferir dez dos mais importantes e conhecidos deuses da cultura egípcia.Rá era o deus supremo do Sol e da criação, visto como o governante do universo. Representado com a cabeça de falcão e o disco solar, ele viajava pelo céu em sua barca, trazendo a luz e a vida.
Era associado ao ciclo diário do sol, e sua jornada através do dia e da noite simbolizava a luta contra as forças do caos. Durante um período, Rá foi considerado o deus mais poderoso do Egito, sendo, em certos momentos, unido com outros deuses, como Amon, formando a divindade Amon-Rá.Osíris era o deus da morte, ressurreição e do submundo, governando o destino das almas após a morte.
Veja também

Quem foram os Cro-Magnons, os ancestrais artísticos da humanidade?
O que os antigos filósofos gregos e romanos pensavam sobre o vegetarianismo

Ele também era o deus da agricultura, visto como o inventor da agricultura e o protetor das colheitas. Sua morte e ressurreição, causada pelo irmão Set, simbolizavam o ciclo eterno de renovação da natureza e da vida. Osíris era considerado o juiz dos mortos, pesando o coração das almas no além, determinando seu destino com base na pureza e na harmonia de suas ações.Ísis era uma das deusas mais poderosas do Egito e simbolizava a magia, o amor, a maternidade e a proteção.

Fotos: Reprodução
Ela era a esposa e irmã de Osíris e mãe de Hórus, sendo considerada a mãe de todos os faraós.Ísis tinha um papel fundamental no auxílio aos mortos, guiando as almas em sua jornada para o além. Seu culto foi um dos mais populares no Egito, e ela também era vista como uma deusa que trazia proteção e cura para os vivos, sendo associada à sabedoria e ao conhecimento oculto.
Fonte: Portal iG