Quando se trata de diagnosticar doenças com precisão, é comum imaginar a necessidade de máquinas e equipamentos caros e de alta tecnologia, capazes de analisar profundamente o corpo humano.
No entanto, embora essas ferramentas tecnológicas sejam incríveis, elas não são os únicos meios eficazes de detectar doenças. Cães são talvez os exemplos mais conhecidos de animais capazes de detectar uma variedade de doenças, incluindo Parkinson, câncer de bexiga e malária. Além disso, cães de alerta médico especialmente treinados podem detectar convulsões epilépticas e episódios de hipoglicemia em pacientes diabéticos.
Veja também

Dia Mundial do Rock: entenda por que a data é celebrada em 13 de julho
Desce uma! Cervejaria ressurge em vestígios da Roma Antiga
Outro exemplo fascinante é o rato gigante africano, treinado para detectar o odor de explosivos de minas terrestres em Moçambique. Esses ratos também têm se mostrado valiosos na detecção médica, especialmente na identificação de tuberculose em amostras de escarro de casos suspeitos.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Até mesmo abelhas têm demonstrado habilidades impressionantes na detecção de doenças. Elas podem identificar sinais de câncer de pulmão, tuberculose e Covid-19 em amostras. As abelhas são extremamente sensíveis a odores em baixas concentrações e podem detectar mudanças químicas de maneira semelhante aos cães e ratos.