Justiça : Lula vai a jantar com Moraes, Dino e Zanin na casa de Gilmar
Enviado por alexandre em 17/04/2024 09:40:00

Objetivo do presidente era expressar apoio a Moraes e à Corte em meio aos embates com Elon Musk


Lula e Moraes Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

Nesta segunda-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de um jantar com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), na casa do decano da Corte, Gilmar Mendes, em Brasília. Segundo informações do jornal O Globo, além do petista e do anfitrião, estavam presentes os magistrados Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin, o ex-ministro da Corte Ricardo Lewandowski e o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias.

O encontro ocorreu em meio às críticas feitas pelo bilionário Elon Musk, dono da plataforma X, à atuação de Moraes e acusações de que o STF estaria promovendo censura no Brasil. Segundo auxiliares de Lula, o objetivo do presidente com sua ida ao jantar era manifestar um gesto de apoio ao tribunal e, especialmente, a Moraes, em meio a tal contexto.

Leia também1 STF livra ex-ministros de FHC de ações de improbidade; entenda
2 Racha no STF? Barroso entra em atrito com Moraes e Gilmar
3 Gleisi diz que China não ameaça a paz e a democracia no mundo
4 Wall Street Journal: "Democracia no Brasil está a morrer"
5 Ministro de Lula tergiversa sobre MST: "Grandes mobilizações"

De acordo com fontes de Daniela Lima, apresentadora do Conexão GloboNews, a conversa teve tom ameno e de análise de cenários. Entre os presentes, havia um consenso de que o “ataque institucional ao Judiciário” não apenas permanece, mas ganhou reforço internacional.

O chefe do Executivo tem dito a interlocutores próximos que pretende realizar mais encontros como esse, mas com a presença de todos os magistrados da Corte, incluindo André Mendonça e Nunes Marques, indicados pelo ex-presidente e rival político do petista, Jair Bolsonaro. A ideia é passar a mensagem de que Lula estaria mantendo o diálogo com todos os ministros, e não só com parte do STF.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia