Brasil : LERO LERO
Enviado por alexandre em 12/01/2012 13:44:26



Confúcio reconhece crise na educação, mas não aponta caminhos para mudanças

Novamente no blog, o governador Confúcio Moura (PMDB) comentou sobre a educação, tema recorrente nas postagens do chefe do Executivo. Agora, ele analisou os números recentes da pesquisa que apontou Rondônia como o Estado campeão da evasão escolar no ensino médio.

Para Confúcio, "o Estado está jogando dinheiro fora. Mantém a estrutura da escola, de pagamento de professores, custeio, enfim, e o resultado é praticamente nenhum".

Segundo ele, "É como se “queimasse” o dinheiro público da educação média numa grande fogueira no meio da rua. Estes dados impõe uma reflexão de todos. Uma reação forte. Um plano estratégico emergencial e com metas definidas".

O governador, entretanto, não detalha esse "plano estratégico emergencial milagreiro". Faz uma constatação, mas não relata quais as medidas tomou, está tomando ou pretende tomar para enfrentar a crise no setor.

Moura finaliza lamentando a péssima posição do Estado: "Rondônia é campeã da 'bagaceira' geral da educação média. Nem me interessa se os outros Estados estão chegando perto de nós. Mostra que neste quesito – o Brasil está péssimo. Eu não quero ser o campeão dos piores".



Confira abaixo a íntegra da postagem do governador:



Ensino Médio em crise

O Jornal Alto Madeira de ontem publicou um pesquisa “triste” para Rondônia. É o campeão de evasão escolar no ensino médio. 68,4% dos alunos entre 15 e 17 anos desistem da escola. Este dado real é dramático. Praticamente o Estado está jogando dinheiro fora. Mantém a estrutura da escola, de pagamento de professores, custeio, enfim, e o resultado é praticamente nenhum.

É como se “queimasse” o dinheiro público da educação média numa grande fogueira no meio da rua. Estes dados impõe uma reflexão de todos. Uma reação forte. Um plano estratégico emergencial e com metas definidas. Além da incerteza, de estarmos jogando na rua da amargura a nossa juventude. Que fica por aí sem rumo, zanzando, quando muito fazendo alguns “bicos”, no subemprego ou que é pior, entrando em caminhos turvos das drogas e da criminalidade.

Rondônia é campeã da “bagaceira” geral da educação média. Nem me interessa se os outros Estados estão chegando perto de nós. Mostra que neste quesito – o Brasil está péssimo. Eu não quero ser o campeão dos piores. Pelo amor de Deus! Mas, infelizmente, esta é a dura realidade, sem cheiro e nem vela.

Chegou a hora do governo reagir. E do povo rondoniense se unir. Porque o Brasil só une em duas situações – na Copa do Mundo e no Carnaval. Agora, a situação é de destruição da nossa juventude. Uma destruição de oportunidades. Tal qual uma tragédia. Um tremor de terra moral, um furacão Katrina da ineficiência, um tsunami sobre jovens, uma desmoronamento de nossas encostas educacionais, pelo vendaval da ineficiência. Além de um descaminho seguro para esta massa de jovem sem esperança. Na tragédia o povo deve se unir. Porque a situação nos humilha a todos.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia