Justiça : Defesa de réus do 8 de janeiro pede impedimento de Flávio Dino
Enviado por alexandre em 12/03/2024 00:14:24

Ezequiel Sousa Silveira cobrou que o ex-ministro da Justiça de Lula não julgue essas ações


Flávio Dino, ministro do STF Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

O advogado Ezequiel Sousa Silveira, que representa alguns dos réus do 8 de janeiro, argumentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o impedimento do ministro Flávio Dino, recém-empossado, para julgar denunciados pelos atos radicais que depredaram a Praça dos Três Poderes.

O defensor afirma que Dino não pode ser julgador das ações do 8 de janeiro porque “até pouco tempo, figurava como parte” dos mesmos, vez que era ministro da Justiça do governo Lula. Segundo Silveira, Dino era uma das principais figuras do governo e foi interlocutor entre o ministro Alexandre de Moraes e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia também1 Felipe Neto fala em virar as costas para Lula e ir curtir patrimônio
2 PGR apoia abertura de inquérito contra Nikolas por ofender Lula
3 Flávio Dino suspende escolha de conselheiro do TCE do Maranhão
4 Janja se diz muito incomodada com ausência de mulheres no STF
5 Idosa é presa após erro da Justiça, e sobrinha morre de infarto

O pedido protocolado no dia 10 cita uma entrevista concedida pelo ministro Alexandre de Moraes ao jornal O Globo. Nela, o relator das ações do 8 de janeiro no STF diz que, por intermédio de Dino, falou com o presidente Lula no dia 8 de janeiro.

Em caso da não declaração de impedimento por parte de Dino, Silveira pede a oitiva do ministro, da Procuradoria-Geral da República e de uma série de testemunhas, incluindo Lula e Moraes, para que ao final do processo, o STF declare que o magistrado recém-empossado não possa julgar os réus do 8 de janeiro.

A petição foi protocolada no bojo da ação penal aberta contra Cirne Renê Vetter, acusado de envolvimento com os chamados “atos golpistas”. Ele responde ao processo em liberdade.

*AE


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia