Amor e Sexo : REALITY SHOWS: QUAIS EFEITOS FICAR SEM SEXO PODE CAUSAR A CONFINADOS?
Enviado por alexandre em 02/02/2024 09:35:55

Sexólogas explicam o que a privação de sexo pode fazer com pessoas que são confinadas em reality shows

Com o BBB entre um dos assuntos mais comentados do momento, muitas dúvidas surgem em torno da vida em confinamento, e uma delas é: como ficar sem sexo durante três meses? Apesar de algumas pessoas movimentarem os edredons, a grande maioria — solteiros ou comprometidos — preferem não se expor.

 

O fato é que a falta de sexo para uma pessoa sexualmente ativa pode desencadear diversos efeitos negativos que, somados a outras questões do confinamento, podem causar um grande desequilíbrio emocional.

 

“A falta de atividade sexual e de tudo que a cerca, como toques, carícias e estímulos, pode causar uma importante tensão sexual na pessoa e, consequentemente, uma exacerbação dos sentidos e das emoções, gerando irritabilidade constante e até agressividade”, completa a sexóloga Bárbara Bastos.

 

Veja também

 

Decepção na primeira vez? Veja motivos para dar nova chance ao par no sexo

 

Quanto tempo deve durar um bom sexo? Especialista responde

Confira mais alguns efeitos negativos da privação sexual dos reality shows:

 

ESTRESSE E ANSIEDADE

 

Como Aliviar o Estresse e a Ansiedade com Passos Simples | Dr. Juliano  Pimentel


“A ausência de sexo inibe a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar, como ocitocina, dopamina e endorfina, assim como eleva os níveis de cortisol, o hormônio do estresse”, afirma a especialista em sexualidade Claudia Petry.

 

FOME EMOCIONAL E GANHO DE PESO

 

Fome emocional: o que é e como combater esse problema | Vita Suco


“A preferência é por alimentos ricos em açúcar e carboidratos. Eles oferecem a sensação rápida de prazer, já que ativam o sistema límbico no cérebro, região envolvida com o mecanismo de ‘ganho e recompensa’. Ao comer doces, por exemplo, há uma diminuição momentânea da ansiedade, cujo efeito acaba sendo registrado pelo cérebro como uma solução para lidar com o sintoma”, diz Claudia.

 

PIORA O SONO 

 

Dificuldade para dormir? Pensar que você tem insônia piora seu sono

Fotos: Reprodução


“O sexo também estimula a liberação de prolactina, um hormônio associado à lactação e aos ritmos circadianos. Ou seja, dormir bem em um reality show já é uma tarefa difícil. Sem sexo, a insônia ou os despertares noturnos são praticamente inevitáveis”, aponta Petry.

 

Contudo, vale ressaltar que o peso da privação sexual vai variar de pessoa para pessoa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“A sexualidade tem uma importância diferente para cada indivíduo. A privação do sexo pode não pesar tanto para algumas pessoas, mas, para outras, pode ser inimaginável ficar uma semana sem ter relações. A quem tem esse perfil, o ideal é buscar um terapeuta sexual, que irá avaliar se sua relação com o sexo é saudável ou se demanda atenção”, finaliza Bárbara.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia