Resenha Política : RESENHA POLÍTICA ROBSON OLIVEIRA
Enviado por alexandre em 28/02/2023 23:08:32

RESENHA POLÍTICA 

ROBSON OLIVEIRA 

 

GASOLINA 

Com a reoneração escalonada dos combustíveis, anunciada pela área econômica do governo federal, os postos de gasolina correram para antecipar o aumento sem que haja ainda a definição do percentual que fixará em real o repasse nas bombas. Em Porto Velho, por exemplo, é possível verificar que o aumento já está sendo repassado aos consumidores, mesmo sem a autorização dos órgãos competentes.  

ENCRENCA 

Durante a campanha eleitoral o governo optou por cortar a cobrança dos impostos que incidiam sobre os combustíveis para que o aumento não influenciasse no resultado das urnas. Com a renúncia fiscal o orçamento nacional abriu um buraco enorme o que provocou aumento de déficit público e agora o governo precisará cobrar os impostos para fechar as contas.  

IMPOPULAR 

O problema da volta da cobrança dos impostos nos combustíveis é que impacta de forma direta no preço da gasolina e por ser algo visível aos olhos da população provoca desgaste enorme ao governo Lula. Um governo eleito por um pouco mais da metade dos brasileiros não possui muito espaço no cacife político para queimar e aumento de impostos, independente da natureza que seja, por ser impopular joga o governo para baixo. A oposição a Lula sabia que esta encrenca cairia no colo de quem vencesse o pleito e, como perdeu, vai fazer o escarcéu para colar toda impopularidade que o anúncio provoca.  

CUTUCADA 

O senador Confúcio Moura (MDB) é um mestre na política que não pode ser subestimado principalmente o que fala e da forma como se expressa, uma vez que conhece como ninguém os meandros da administração estadual. A última cutucada foi dirigida ao governador que, tudo indica, deverá ser seu concorrente a uma das vagas ao Senado em 2026. Independentemente da disputa que hão de travar no futuro, a cutucada do presente, referente ao barco ancorado na região fronteiriça do Guaporé,  pertencente ao governo. Moura tem toda razão. 

MESTRE 

É um barco hospital que poderia ser bem melhor aproveitado para atender ribeirinhos e as comunidades originárias que, naquela região do Vale do Guaporé, são enormes as carências e necessitam da ajuda do estado. Confúcio é mestre na cutucada, mas é mestre também em vencer eleições. O coronel que se cuide porque o segundo mandato é muito mais difícil que o primeiro. Especialmente porque não tem mais a pandemia como desculpa por eventuais inércias administrativas.  

TOUR 

A propósito da crítica feita na coluna passada ao Secretário Municipal de Obras da capital, Diego Lage, ao deixar a principal rua de escoamento do trânsito pesado sem recapeamento (Ananias Ferreira de Andrade), a coluna soube que está em fase licitatória, embora a obra estivesse programada anteriormente para que fossem concluídas com as demais ruas asfaltadas. Quem entrou em contato com a coluna foi um assessor da prefeitura para fazer os esclarecimentos uma vez que Lage se encontra em tour na Europa.  

EXEMPLO 

Quem sabe com a viagem o secretário aprenda com os europeus a realizar as obras por completo ao invés de concluí-las por etapas. Nas cidades europeias, por exemplo,  as BMWs trafegam com tranquilidade sem o risco de avariar o automóvel. Na Ananias Ferreira Andrade, em nossa capital,  até Jipe 4X4 corre o risco de quebrar a suspensão devido à buraqueira. Com a expertise internacional adquirida é possível que nosso secretário resolva o problema.   

GOLPISTAS 

Os extremistas de Rondônia presos em razão dos atos de vandalismo em 8 de janeiro em Brasília, vão continuar presos. O ministro Alexandre de Moraes mandou soltar mais de uma centena de terroristas de vários estados, exceto os vândalos rondonienses. Isso significa deduzir que os golpistas rondonienses, para permanecerem mais tempo presos, as traquinagens de vandalismo que fizeram na capital federal em janeiro passado foram grandes.  

SALGADO 

O IPTU deste ano está muito mais salgado sob a alegação de que o aumento se deu devido à suposta orientação do Tribunal de Contas para que a tabela fosse atualizada pela Tabela Genéricas de Valores, que, segundo informações, estava desatualizada desde 2003. Com isso alguns imóveis sofreram majoração em relação ao ano passado no imposto predial espantoso.  

MALUFADA 

Depois de anos tramitando em razão de recursos, a Justiça de São Paulo homologou ontem um acordo com as empresas ligadas ao ex-prefeito Paulo Maluf devolvendo 226 milhões aos cofres da capital paulista. A grana havia sido desviada das obras do Túnel Ayrton Senna. Por esse crime Maluf chegou a ser condenado a sete anos e nove meses de prisão. Por razões de saúde o ex-prefeito cumpre a sentença em regime domiciliar. 

ATIVOS  

Há outros processos em andamento contra Paulo Maluf em fase adiantada com ramificações em paraísos fiscais e devem recuperar outros milhões de ativos supostamente surrupiados do tesouro estadual. Como o patrimônio da família é grande a devolução dos recursos é questão tempo.  

 AFASTAMENTO

Por dez votos a dois o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afastou o juiz Marcelo Bretas, responsável pelo Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, por suspostas irregularidades na condução dos processos sob sua responsabilidade. O afastamento ocorreu nesta terça-feira, em Brasília. Não adianta nem os lavajatistas alegarem perseguição política porque o CNJ, órgão que afastou o magistrado, é formado na sua maioria por juízes e ministros das cortes superiores. E o placar elástico que decidiu pelo afastamento de Bretas das funções jurisdicional foi elástico. Bretas era um admirador das práticas do ex-juiz Sérgio Moro. 

 

 

 


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia