ESCOLHIDOS!

Data 11/05/2021 15:24:28 | Tóopico: Justiça

Militares já tem nomes para a vaga de ministro do STF

Os nomes preferidos por integrantes das Forças Armadas – tanto de dentro e quanto de fora do governo – para ocupar a próxima vaga do Supremo Tribunal Federal (STF) estão fora da lista prioritária de Jair Bolsonaro. Aos olhos dos militares, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra Filho, e o desembargador Thompson Flores são as melhores opções para substituir Marco Aurélio Mello a partir de junho. Ambos, porém, são carta fora do baralho do presidente.

De mãos dadas com os evangélicos e de olho em 2022, Bolsonaro tem como principais cotados o advogado geral da União, André Mendonça, e o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins. Ambos preenchem o “requisito religioso”. Preterido pelos militares e não evangélico, o procurador-geral da República Augusto Aras, é outro nome visto como fora do páreo.

O presidente costuma ostentar que boa parte do seu governo é composta por membros das Forças Armadas. Ninguém deste grupo, porém, tem palavra de peso na escolha do ministro que substituirá Marco Aurélio Mello no STF. Vacinas com a postura de Bolsonaro, os militares se lembram bem que não tiveram influência na escolha de Kassio Nunes Marques para a vaga de Celso de Mello.


Usado para corrigir aposentadorias e o salário mínimo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) foi de 0,38% em abril. Com o resultado, a inflação acumulada de 12 meses subiu de 6,94% em março para 7,59% no último mês. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Eis a íntegra dos dados.

O INPC é calculado pelo IBGE desde 1979 e contabiliza a inflação às famílias com rendimento monetário de 01 a 05 salários mínimos O índice de abril desacelerou em comparação com o percentual de alta de março (0,86%).

De acordo com o IBGE, os produtos alimentícios subiram 0,49% em abril enquanto, ante 0,07% em março. Já os não alimentícios apresentaram alta de 0,35% em abril, contra 1,11% em março.

Apesar de ter diminuído o ritmo, a inflação no acumulado de 12 meses acelerou. A alta se deve a saída do resultado de abril de 2021 da base de comparação, quando houve deflação de 0,23% –o que ajudava a puxar o índice para baixo.

O Banco Central (BC) estimou que a inflação vai acelerar até junho, o que deve aumentar o reajuste para o valor do salário mínimo e aposentadorias. Mas a expectativa é de que os índices de preços perca força no 2º semestre.

Como o INPC reajusta as aposentadorias, o reajuste tem impacto nas contas públicas. O governo federal precisa sugerir o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2022 até 31 de agosto, quando só os dados inflacionários até julho estarão disponíveis.




Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=87685