Justiça : ESCOLHIDOS!
Enviado por alexandre em 11/05/2021 15:24:28

Militares já tem nomes para a vaga de ministro do STF

Os nomes preferidos por integrantes das Forças Armadas – tanto de dentro e quanto de fora do governo – para ocupar a próxima vaga do Supremo Tribunal Federal (STF) estão fora da lista prioritária de Jair Bolsonaro. Aos olhos dos militares, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra Filho, e o desembargador Thompson Flores são as melhores opções para substituir Marco Aurélio Mello a partir de junho. Ambos, porém, são carta fora do baralho do presidente.

De mãos dadas com os evangélicos e de olho em 2022, Bolsonaro tem como principais cotados o advogado geral da União, André Mendonça, e o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins. Ambos preenchem o “requisito religioso”. Preterido pelos militares e não evangélico, o procurador-geral da República Augusto Aras, é outro nome visto como fora do páreo.

O presidente costuma ostentar que boa parte do seu governo é composta por membros das Forças Armadas. Ninguém deste grupo, porém, tem palavra de peso na escolha do ministro que substituirá Marco Aurélio Mello no STF. Vacinas com a postura de Bolsonaro, os militares se lembram bem que não tiveram influência na escolha de Kassio Nunes Marques para a vaga de Celso de Mello.


Usado para corrigir aposentadorias e o salário mínimo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) foi de 0,38% em abril. Com o resultado, a inflação acumulada de 12 meses subiu de 6,94% em março para 7,59% no último mês. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Eis a íntegra dos dados.

O INPC é calculado pelo IBGE desde 1979 e contabiliza a inflação às famílias com rendimento monetário de 01 a 05 salários mínimos O índice de abril desacelerou em comparação com o percentual de alta de março (0,86%).

De acordo com o IBGE, os produtos alimentícios subiram 0,49% em abril enquanto, ante 0,07% em março. Já os não alimentícios apresentaram alta de 0,35% em abril, contra 1,11% em março.

Apesar de ter diminuído o ritmo, a inflação no acumulado de 12 meses acelerou. A alta se deve a saída do resultado de abril de 2021 da base de comparação, quando houve deflação de 0,23% –o que ajudava a puxar o índice para baixo.

O Banco Central (BC) estimou que a inflação vai acelerar até junho, o que deve aumentar o reajuste para o valor do salário mínimo e aposentadorias. Mas a expectativa é de que os índices de preços perca força no 2º semestre.

Como o INPC reajusta as aposentadorias, o reajuste tem impacto nas contas públicas. O governo federal precisa sugerir o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2022 até 31 de agosto, quando só os dados inflacionários até julho estarão disponíveis.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia