Brasil deve ter resposta sobre suspeita de coronavírus até sexta-feira, diz ministro da Saúde

Data 29/01/2020 08:50:54 | Tóopico: Regionais


“Não há evidência de que o vírus esteja circulando [no Brasil]”,...

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou nesta terça-feira (28) que espera uma resposta sobre um caso suspeito de coronavírus no Brasil até o fim da semana. “Acho que até sexta-feira, o final de semana”, disse. A paciente, cujo nome não será revelado, está em Minas Gerais e aguarda a confirmação metagenômica, um estudo do material genético.

O Ministério da Saúde informou que analisou 7.063 rumores de coronavírus e que 127 desse total exigiu verificação. De acordo com o ministro, a paciente do caso suspeito está em isolamento e as 14 pessoas mais próximas a ela estão sendo monitoradas. “Não há evidência de que o vírus esteja circulando [no Brasil]”, disse Mandetta.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, a paciente de 22 anos esteve recentemente em viagem à China, epicentro da disseminação do vírus, e apresentou sintomas compatíveis com os noticiados em casos confirmados em outros países. Ela chegou ao Brasil em 24 de janeiro.

Na próxima semana, o Ministério da Saúde fará uma reunião  com secretários de saúde estaduais e de capitais para tirar dúvidas. O ministro também afirmou que a pasta conta com um centro de monitoramento permanente, que participará de uma reunião com a OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta terça.

Ainda de acordo com Mandetta, o Instituto Butantã participará de um “esforço internacional” para a produção de uma vacina contra o coronavírus e os planos de contingência do sistema de saúde serão atualizados. “Nosso sistema já lidou com a SAR (síndrome aguada respiratória), com o H1N1. Não é um  sistema que está sendo preparado agora”, afirmou. Continue reading


O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, destaca as ações que estão sendo implementadas no país Foto: Jorge William / Agência O Globo

A suspeita de contaminação por coronavírus em uma jovem de 22 anos, em Minas Gerais, levou o Ministério da Saúde a subir o nível de alerta do país para “perigo iminente” nesta terça-feira.

O Centro de Operações de Emergência (COE), acionado pelo ministério desde o início da crise, classifica os riscos em três níveis, em linha com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O primeiro é o nível de alerta, porque havia casos acontecendo em outros países, mas a transmissão estava concentrada na China. O nível dois (“perigo iminente”) se inicia a partir da identificação de um caso suspeito que se enquadre na definição estabelecida pelo protocolo da OMS. Esse é o caso da paciente em Minas Gerais, que viajou à Wuhan, epicentro da crise na China.

A partir da confirmação de um caso da doença, o país entra no terceiro nível, e o governo declara emergência em saúde pública de importância nacional.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que a suspeita em Minas Gerais ainda está sendo analisada, e que não há evidência de que o coronavírus esteja circulando no Brasil, porque o caso mineiro não seria de transmissão no Brasil, mas sim na China. Continue reading




Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=78239