Regionais : Brasil deve ter resposta sobre suspeita de coronavírus até sexta-feira, diz ministro da Saúde
Enviado por alexandre em 29/01/2020 08:50:54


“Não há evidência de que o vírus esteja circulando [no Brasil]”,...

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou nesta terça-feira (28) que espera uma resposta sobre um caso suspeito de coronavírus no Brasil até o fim da semana. “Acho que até sexta-feira, o final de semana”, disse. A paciente, cujo nome não será revelado, está em Minas Gerais e aguarda a confirmação metagenômica, um estudo do material genético.

O Ministério da Saúde informou que analisou 7.063 rumores de coronavírus e que 127 desse total exigiu verificação. De acordo com o ministro, a paciente do caso suspeito está em isolamento e as 14 pessoas mais próximas a ela estão sendo monitoradas. “Não há evidência de que o vírus esteja circulando [no Brasil]”, disse Mandetta.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, a paciente de 22 anos esteve recentemente em viagem à China, epicentro da disseminação do vírus, e apresentou sintomas compatíveis com os noticiados em casos confirmados em outros países. Ela chegou ao Brasil em 24 de janeiro.

Na próxima semana, o Ministério da Saúde fará uma reunião  com secretários de saúde estaduais e de capitais para tirar dúvidas. O ministro também afirmou que a pasta conta com um centro de monitoramento permanente, que participará de uma reunião com a OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta terça.

Ainda de acordo com Mandetta, o Instituto Butantã participará de um “esforço internacional” para a produção de uma vacina contra o coronavírus e os planos de contingência do sistema de saúde serão atualizados. “Nosso sistema já lidou com a SAR (síndrome aguada respiratória), com o H1N1. Não é um  sistema que está sendo preparado agora”, afirmou. Continue reading


O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, destaca as ações que estão sendo implementadas no país Foto: Jorge William / Agência O Globo

A suspeita de contaminação por coronavírus em uma jovem de 22 anos, em Minas Gerais, levou o Ministério da Saúde a subir o nível de alerta do país para “perigo iminente” nesta terça-feira.

O Centro de Operações de Emergência (COE), acionado pelo ministério desde o início da crise, classifica os riscos em três níveis, em linha com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O primeiro é o nível de alerta, porque havia casos acontecendo em outros países, mas a transmissão estava concentrada na China. O nível dois (“perigo iminente”) se inicia a partir da identificação de um caso suspeito que se enquadre na definição estabelecida pelo protocolo da OMS. Esse é o caso da paciente em Minas Gerais, que viajou à Wuhan, epicentro da crise na China.

A partir da confirmação de um caso da doença, o país entra no terceiro nível, e o governo declara emergência em saúde pública de importância nacional.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que a suspeita em Minas Gerais ainda está sendo analisada, e que não há evidência de que o coronavírus esteja circulando no Brasil, porque o caso mineiro não seria de transmissão no Brasil, mas sim na China. Continue reading

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia