Painel Político por Alan Alex

Data 24/08/2016 20:26:16 | Tóopico: Painel Político

Senador corre risco de ser expulso do PDT e e ver o projeto de governo em 2018 escapar de suas mãos

Demagogia

O deputado federal Marcos Rogério (DEM) é daqueles que gosta de “causar” para estar em evidência. Quando o juiz federal Sérgio Moro esteve no Congresso defendendo as 10 medidas contra a corrupção, Rogério se inscreveu para falar e aproveitou os holofotes para tecer elogios melosos ao magistrado. Mas agora ele se superou. Está brincando com coisa muito séria, que é o sistema penal brasileiro. Um projeto de sua autoria pretende manter celas separadas para presos com idade entre 18 e 21 anos nas penitenciárias. Qualquer neófito sabe que atualmente o sistema penal não precisa de “separação”, precisa de uma reforma profunda e séria, mas isso o deputado não quer mexer.

Evidente

Que tal proposta dita “humanitária” teria apoio do PT, e tem. A questão prisional no Brasil não pode ser tratada de forma leviana e demagoga. Tem que se fazer uma reforma profunda. As unidades prisionais são antros, decadentes, caindo aos pedaços e comandado por bandidos. O Estado é apenas um coadjuvante no processo. Paga comida, os agentes e só, quem manda mesmo são as facções criminosas e as entidades que atuam no sistema. Jovem com idade entre 18 e 21 deveria ser obrigado a prestar serviços pesados e dependendo da natureza do crime, pagar como qualquer outro apenado. A proposta deve ser aprovada e vai criar mais uma despesa para os Estados e problemas para os diretores de presídios.

Melhor seria deputado

O senhor conseguir recursos para programas que incentivem práticas esportivas nas periferias, fazer valer a legislação vigente no que diz respeito à internação de menores nas unidades atuais que são um estágio para os presídios. O clima e as condições, na maioria das vezes, são exatamente os mesmos.

Aliás

Falando em segurança pública, governador Confúcio Moura, o que falta para a SEJUS implantar bloqueadores de celular nos presídios de Rondônia e a PM entrar com força, revistando celas pelo menos três vezes na semana? Até quando o Estado vai permitir a bandalheira por parte dos presos, que hoje em dia mandam e desmandam no sistema em Rondônia? A maioria dos assaltos que ocorrem atualmente em Porto Velho são de egressos do sistema prisional. Bota a PM no presídio para acabar com a folga. Aproveita e exonera logo o Marcos Rocha e o Marcus Amaral.

E o impeachment?

Quando se fala no assunto a gente lembra de Acir Gurgacz. O senador continua na mesma “lenga-lenga” sobre o voto a favor ou contra o impeachment de Dilma Rousseff. Não, a história não terminou e existe a possibilidade, ainda que remota dela voltar ao cargo. Para Gurgacz a situação fica complicada. O PDT vem protelando a decisão em relação aos senadores, a legenda havia decidido expulsar quem votasse contra Dilma. Gurgacz votou. Lasier Martins também. Mas o PDT não fez nada.

Como está

De acordo com levantamento feito pelo jornal O Globo, atualmente o presidente interino Michel Temer tem 51 votos (são necessários 54). 19 são declaradamente contra e 7 “não opinaram”, entre eles está Acir Gurgacz. O processo começa nesta quinta-feira, 25 e deve se estender até o dia 31. Portanto a possibilidade existe, é remota, mas está ai.

Em Rondônia

Gurgacz sofreu forte pressão durante o processo de afastamento da presidente. Para complicar ainda mais a situação, na mesma época a Justiça Federal colocou sua casa em Ji-Paraná à penhora e veio à tona a dívida milionária da Eucatur, empresa de sua família. Para fechar com chave de ouro, a população fez um buzinaço na frente de sua residência.

De olho em 2018

Mas o voto de Gurgacz contra Dilma não aconteceu devido apenas a pressão. Ele já anunciou que é candidato ao governo em 2018 e é ai que a situação com o PDT fica complicada. Gurgacz organizou ao longo de quase duas décadas o partido no Estado. Hoje o PDT está em todos os municípios e alguns distritos e por mais que a grande maioria dos filiados só conheça o senador por foto (ele é quase uma entidade), essa estrutura não pode ser ignorada. Se ele perder o partido, terá pouco tempo para trabalhar uma nova legenda, estruturar e organizar.

Portanto

Ele vai ter que pesar bem essa situação. É mais ou menos como a história do peixe, que quando pula da frigideira, cai na fogueira. O PDT segue firme e forte ao lado de Dilma, inclusive participando de eventos públicos. E Gurgacz foi praticamente riscado do material do partido. Resta saber o que vai acontecer caso ele seja expulso, os pedetistas de Rondônia vão seguir com ele, ou vão cantar “vai com Deus”? Também é preciso ficar atento para saber quem assume a legenda no estado, caso ele seja expulso.

Clínica Mais Saúde informa – 25 g de açúcar: é o máximo que as crianças devem consumir por dia

A Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês) lançou pela primeira vez uma recomendação sobre consumo de açúcar por crianças e adolescentes. De acordo com a nova diretriz, publicada no periódico científico Circulation, crianças e adolescentes de 2 e 18 anos devem ingerir, no máximo, 25 gramas (100 calorias) de açúcar adicionado por dia, o que equivale a seis colheres de chá. Bebês com menos de dois anos não devem consumir nenhum açúcar adicionado. O açúcar adicionado é qualquer ingrediente adoçante que contém calorias, como açúcar, xarope de milho, frutose, mel ou melaço, adicionado aos alimentos durante o processamento industrial ou preparo. O limite estabelecido pela associação se refere apenas ao açúcar adicionado e não ao natural, encontrado em alimentos como frutas, sucos integrais ou leite, e equivale aproximadamente a um pedaço de bolo de fubá, 240 ml de refrigerante ou 40 gramas de chocolate ao leite.


Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=51251