Painel Político : Painel Político por Alan Alex
Enviado por alexandre em 24/08/2016 20:26:16

Senador corre risco de ser expulso do PDT e e ver o projeto de governo em 2018 escapar de suas mãos

Demagogia

O deputado federal Marcos Rogério (DEM) é daqueles que gosta de “causar” para estar em evidência. Quando o juiz federal Sérgio Moro esteve no Congresso defendendo as 10 medidas contra a corrupção, Rogério se inscreveu para falar e aproveitou os holofotes para tecer elogios melosos ao magistrado. Mas agora ele se superou. Está brincando com coisa muito séria, que é o sistema penal brasileiro. Um projeto de sua autoria pretende manter celas separadas para presos com idade entre 18 e 21 anos nas penitenciárias. Qualquer neófito sabe que atualmente o sistema penal não precisa de “separação”, precisa de uma reforma profunda e séria, mas isso o deputado não quer mexer.

Evidente

Que tal proposta dita “humanitária” teria apoio do PT, e tem. A questão prisional no Brasil não pode ser tratada de forma leviana e demagoga. Tem que se fazer uma reforma profunda. As unidades prisionais são antros, decadentes, caindo aos pedaços e comandado por bandidos. O Estado é apenas um coadjuvante no processo. Paga comida, os agentes e só, quem manda mesmo são as facções criminosas e as entidades que atuam no sistema. Jovem com idade entre 18 e 21 deveria ser obrigado a prestar serviços pesados e dependendo da natureza do crime, pagar como qualquer outro apenado. A proposta deve ser aprovada e vai criar mais uma despesa para os Estados e problemas para os diretores de presídios.

Melhor seria deputado

O senhor conseguir recursos para programas que incentivem práticas esportivas nas periferias, fazer valer a legislação vigente no que diz respeito à internação de menores nas unidades atuais que são um estágio para os presídios. O clima e as condições, na maioria das vezes, são exatamente os mesmos.

Aliás

Falando em segurança pública, governador Confúcio Moura, o que falta para a SEJUS implantar bloqueadores de celular nos presídios de Rondônia e a PM entrar com força, revistando celas pelo menos três vezes na semana? Até quando o Estado vai permitir a bandalheira por parte dos presos, que hoje em dia mandam e desmandam no sistema em Rondônia? A maioria dos assaltos que ocorrem atualmente em Porto Velho são de egressos do sistema prisional. Bota a PM no presídio para acabar com a folga. Aproveita e exonera logo o Marcos Rocha e o Marcus Amaral.

E o impeachment?

Quando se fala no assunto a gente lembra de Acir Gurgacz. O senador continua na mesma “lenga-lenga” sobre o voto a favor ou contra o impeachment de Dilma Rousseff. Não, a história não terminou e existe a possibilidade, ainda que remota dela voltar ao cargo. Para Gurgacz a situação fica complicada. O PDT vem protelando a decisão em relação aos senadores, a legenda havia decidido expulsar quem votasse contra Dilma. Gurgacz votou. Lasier Martins também. Mas o PDT não fez nada.

Como está

De acordo com levantamento feito pelo jornal O Globo, atualmente o presidente interino Michel Temer tem 51 votos (são necessários 54). 19 são declaradamente contra e 7 “não opinaram”, entre eles está Acir Gurgacz. O processo começa nesta quinta-feira, 25 e deve se estender até o dia 31. Portanto a possibilidade existe, é remota, mas está ai.

Em Rondônia

Gurgacz sofreu forte pressão durante o processo de afastamento da presidente. Para complicar ainda mais a situação, na mesma época a Justiça Federal colocou sua casa em Ji-Paraná à penhora e veio à tona a dívida milionária da Eucatur, empresa de sua família. Para fechar com chave de ouro, a população fez um buzinaço na frente de sua residência.

De olho em 2018

Mas o voto de Gurgacz contra Dilma não aconteceu devido apenas a pressão. Ele já anunciou que é candidato ao governo em 2018 e é ai que a situação com o PDT fica complicada. Gurgacz organizou ao longo de quase duas décadas o partido no Estado. Hoje o PDT está em todos os municípios e alguns distritos e por mais que a grande maioria dos filiados só conheça o senador por foto (ele é quase uma entidade), essa estrutura não pode ser ignorada. Se ele perder o partido, terá pouco tempo para trabalhar uma nova legenda, estruturar e organizar.

Portanto

Ele vai ter que pesar bem essa situação. É mais ou menos como a história do peixe, que quando pula da frigideira, cai na fogueira. O PDT segue firme e forte ao lado de Dilma, inclusive participando de eventos públicos. E Gurgacz foi praticamente riscado do material do partido. Resta saber o que vai acontecer caso ele seja expulso, os pedetistas de Rondônia vão seguir com ele, ou vão cantar “vai com Deus”? Também é preciso ficar atento para saber quem assume a legenda no estado, caso ele seja expulso.

Clínica Mais Saúde informa – 25 g de açúcar: é o máximo que as crianças devem consumir por dia

A Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês) lançou pela primeira vez uma recomendação sobre consumo de açúcar por crianças e adolescentes. De acordo com a nova diretriz, publicada no periódico científico Circulation, crianças e adolescentes de 2 e 18 anos devem ingerir, no máximo, 25 gramas (100 calorias) de açúcar adicionado por dia, o que equivale a seis colheres de chá. Bebês com menos de dois anos não devem consumir nenhum açúcar adicionado. O açúcar adicionado é qualquer ingrediente adoçante que contém calorias, como açúcar, xarope de milho, frutose, mel ou melaço, adicionado aos alimentos durante o processamento industrial ou preparo. O limite estabelecido pela associação se refere apenas ao açúcar adicionado e não ao natural, encontrado em alimentos como frutas, sucos integrais ou leite, e equivale aproximadamente a um pedaço de bolo de fubá, 240 ml de refrigerante ou 40 gramas de chocolate ao leite.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia