Preço da energia cai no Acre e em Rondônia após decisão da Aneel

Data 25/11/2014 20:03:29 | Tóopico: Regionais


Brasília, DF – A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta terça-feira (25) uma redução no valor da energia praticado por duas empresas de distribuição do país, no Acre e em Rondônia.

No caso da Eletroacre, que atende 236 mil unidades consumidoras (casas, escritórios e indústrias, por exemplo) em 22 municípios, a redução média será de 15,93%.

Para os consumidores residenciais, essa redução será de -16,87%, enquanto para a indústria, os preços ficarão 11,94% mais baixos.

Os novos valores serão aplicados a partir do próximo domingo (30).

RONDÔNIA

No caso da Ceron, que atende cerca de 574,8 mil unidades consumidoras emRondônia, a redução média será de 3,78%. Para consumidores residenciais, a tarifa vai baixar 3,58%. As indústrias, por sua vez, perceberão uma queda de 4,28% no preço da energia.

A aplicação dos novos valores também vale a partir de domingo (30). Ao calcular os reajustes, a Aneel considera a variação de custos que as empresas de distribuição tiveram ao longo do ano.

O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, como inflação, custos para compra de energia, encargos de transmissão e encargos setoriais.

AMAPÁ

A diretoria da Aneel deveria ter definido nesta terça-feira (25) as novas tarifas para a CEA, empresa de distribuição de energia do Amapá.

A empresa, porém, está inadimplente. Segundo regras da agência reguladora, até que essas pendências sejam resolvidas, a empresa não terá direito a alterar os valores praticados.

A Aneel informou ainda que o preço da tarifa dessa empresa teria de ser aumentado, mas o novo valor não foi revelado.
Esta foi a penúltima rodada de reajustes do ano.

Há apenas uma empresa, das 64 que funcionam no país, que ainda precisa passar por reajustes.

A Sulgipe, que atende cerca de 135,5 mil unidades consumidoras em Sergipe, deverá passar pelo processo de reajuste tarifário em meados de dezembro.




Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=37494