Regionais : Preço da energia cai no Acre e em Rondônia após decisão da Aneel
Enviado por alexandre em 25/11/2014 20:03:29


Brasília, DF – A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta terça-feira (25) uma redução no valor da energia praticado por duas empresas de distribuição do país, no Acre e em Rondônia.

No caso da Eletroacre, que atende 236 mil unidades consumidoras (casas, escritórios e indústrias, por exemplo) em 22 municípios, a redução média será de 15,93%.

Para os consumidores residenciais, essa redução será de -16,87%, enquanto para a indústria, os preços ficarão 11,94% mais baixos.

Os novos valores serão aplicados a partir do próximo domingo (30).

RONDÔNIA

No caso da Ceron, que atende cerca de 574,8 mil unidades consumidoras emRondônia, a redução média será de 3,78%. Para consumidores residenciais, a tarifa vai baixar 3,58%. As indústrias, por sua vez, perceberão uma queda de 4,28% no preço da energia.

A aplicação dos novos valores também vale a partir de domingo (30). Ao calcular os reajustes, a Aneel considera a variação de custos que as empresas de distribuição tiveram ao longo do ano.

O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, como inflação, custos para compra de energia, encargos de transmissão e encargos setoriais.

AMAPÁ

A diretoria da Aneel deveria ter definido nesta terça-feira (25) as novas tarifas para a CEA, empresa de distribuição de energia do Amapá.

A empresa, porém, está inadimplente. Segundo regras da agência reguladora, até que essas pendências sejam resolvidas, a empresa não terá direito a alterar os valores praticados.

A Aneel informou ainda que o preço da tarifa dessa empresa teria de ser aumentado, mas o novo valor não foi revelado.
Esta foi a penúltima rodada de reajustes do ano.

Há apenas uma empresa, das 64 que funcionam no país, que ainda precisa passar por reajustes.

A Sulgipe, que atende cerca de 135,5 mil unidades consumidoras em Sergipe, deverá passar pelo processo de reajuste tarifário em meados de dezembro.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia