Por que Brasil vacinou 88 milhões em 3 meses contra H1N1 e agora patina contra covid-19

Data 21/04/2021 20:18:05 | Tóopico: Regionais


Mulher é vacinada contra H1N1 em 2010

BBC Brasil

Quando a campanha começou, a maioria das doses necessárias já estavam nas mãos do governo federal, que tinha desde o ano anterior acordos para a compra de três imunizantes.

O governo também lançou uma campanha contra os boatos que colocavam em xeque a eficácia e a segurança das vacinas.

O resultado: mais de 45% dos habitantes já estão imunizados. Nenhum lugar do mundo vacinou tanto quanto aqui.

Essa era a situação do Brasil em junho de 2010, três meses depois do começo da campanha de imunização contra a gripe suína, doença causada por uma variante do vírus H1N1 que causou uma crise global.

O Brasil chega agora, na luta contra a covid-19, à mesma marca dos três meses de vacinação, mas em uma situação bem diferente.

Pouco mais de 25 milhões de pessoas, cerca de 12% da população, receberam ao menos uma dose desde 17 de janeiro, e só 8,5 milhões, em torno de 4%, tomaram as duas doses necessárias.

“A gente continua a ser um exemplo, só que o pior e não mais o melhor como a gente já foi”, diz Cristina Bonorino, integrante do comitê científico da Sociedade Brasileira de Imunologia. Continue lendo

Vacina

Em 19% das cidades brasileiras não há acesso à internet para registro da vacinação contra a Covid-19, segundo dados inéditos de pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em parceira com o Movimento Unidos Pela Vacina.

A maioria desses municípios tem menos 10 mil habitantes e fica na região Norte.

A pesquisa entrevistou 5.569 gestores de saúde dos 5.570 municípios brasileiros para mapear a estrutura das cidades para vacinação contra a Covid.

Os dados mostram ainda que todos os municípios possuem salas de vacinação e 99% previram imunização em domicílio para grupos prioritários. As entrevistas foram feitas entre 22 de fevereiro e 12 de abril.




Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=87266