Prefeitura anuncia programa de resgate à cultura cafeeira da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste

Data 21/04/2021 20:15:27 | Tóopico: Regionais

A meta é produzir até 4 milhões de mudas de café clonal nestes primeiros 4 anos. O nome de programa está sendo escolhido por meio de enquete.




A Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, dá início a um programa de regate à cultura cafeeira no município, que tem como meta produzir até 4 milhões de mudas de café clonal, nestes primeiros 4 anos, que serão doadas aos produtores locais.

O programa, que também tem como finalidade fomentar a economia do município, conta com importantes parcerias de entidades públicas e privadas da região.

Mudas de qualidade

De acordo com o secretário de Agricultura, o engenheiro agrônomo Thiago Bortolo de Carvalho, as mudas serão produzidas com os melhores materiais clonais e desenvolvidas para a região e estão sendo levados em consideração os fatores climáticos e tecnológicos em equipamentos e insumos.

Grande parte das mudas será desenvolvida no Viveiro Municipal e as demais, produzidas em viveiros provenientes de parcerias, como o Campo Experimental da Embrapa em Ouro Preto do Oeste, com quem se estabeleceu um grande alinhamento no desenvolvimento da cultura de café.



Parcerias com entidades públicas

Thiago destaca a parceria com a Embrapa, que, através chefe local, Pedro Bento de Morais Júnior, abraçou a ideia e disponibilizou materiais vegetativos que serão utilizados na produção dos clones, além de espaço físico no viveiro e área para a criação do jardim clonal municipal.

A Embrapa, através do técnico João Maria Diocleciano, um dos mais renomados profissionais do ramo na Região Norte, disponibilizará treinamento sobre manejo de café aos produtores que serão beneficiados pelo programa.

Outra importante parceria que merece destaque é a firmada com o Sindicato dos Produtores Rurais do Município de Ouro Preto do Oeste / SENAR, que irá ofertar assistência técnica a até 30 produtores rurais que fizerem parte do programa.

Parcerias público/privadas

O secretário fez questão de ressaltar o apoio que várias empresas privadas vêm dando ao programa, principalmente nesse período de pandemia, em que os recursos financeiros são escassos, tornando de suma importância a concretização do programa.

O engenheiro agrônomo destacou o apoio do Viveiro Verde Vale, localizado na linha 200, de propriedade do empresário Fredson, que irá fornecer suporte aos profissionais da Secretaria de Agricultura; a empresa Machadão, de JI-Paraná, que fez gratuitamente todo o projeto de reestruturação do viveiro municipal e irrigação; a DB Nutrição Animal, que disponibilizou implementos agrícolas, maquinários e prestação de serviços; a Quimifol Fertilizantes, que ofereceu treinamento para os profissionais da Secretaria de Agricultura; a Casa da Lavoura, por doar insumos agrícolas e a Boa Safra, que vem oferecendo grande apoio.



Na visão do prefeito Alex Testoni, o programa será um marco no setor agrícola no município e tem por finalidade distribuir 4 milhões de mudas de extrema qualidade de café clonal aos produtores, o que irá fomentar a economia de Ouro Preto do Oeste.

Para o engenheiro agrônomo Thiago, o programa irá resgatar a cultura cafeeira do município e gerar emprego e renda para o produtor rural e para todos os envolvidos direta e indiretamente.

“Este programa irá, sem sombra de duvida, regatar a cultura cafeeira de Ouro Preto do Oeste e ajudar economicamente os produtores e o município. Agradecemos as parcerias públicas e privadas e ao homem do campo que, desde já, estão abraçando este grande projeto”, destacou Thiago.

Enquete

Buscando o envolvimento de toda a população ouro-pretense, a Secretaria de Agricultura lançou uma enquete para escolher o nome do programa de regate à cultura cafeeira no município. Os internautas poderão escolher um dos quatro nomes: Programa Café Ouro Preto; Programa Café de Ouro; Programa Café + Forte e Programa Nosso Café.

Clique AQUI e vote ou entre no site da Prefeitura através do link: http://ouropretodooeste.ro.gov.br/prefeitura/2021/04/19/grande-programa-de-cafe-para-o-municipio-de-ouro-preto-do-oeste/

GAZETA CENTRAL




Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=87265