A pergunta “21 de abril é feriado?” disparou nos últimos dias no Google, sendo a mais feita na ferramenta de pesquisa relacionada a feriado nessas últimas semanas.
E a resposta é sim — mas o mais curioso é que muita gente ainda não sabe o motivo por trás dessa folga nacional. A data homenageia Tiradentes, um dos personagens mais emblemáticos da história do Brasil.
Veja também

Pets podem comer chocolate? Alimento oferece risco a cães e gatos
Qual é o significado da Páscoa? Conheça origem e o verdadeiro sentido
QUEM FOI TIRADENTES?
O nome de batismo era Joaquim José da Silva Xavier, mas ficou conhecido como Tiradentes porque também atuava como dentista. Ele era militar, ativista político e participou da chamada Inconfidência Mineira, um movimento que queria libertar o Brasil do domínio português ainda no século XVIII.
Tiradentes acreditava que o Brasil podia ser independente e que os altos impostos cobrados por Portugal eram injustos. O plano foi descoberto, ele acabou sendo preso, enforcado e esquartejado no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Seus restos foram espalhados por várias cidades de Minas Gerais como forma de intimidar qualquer outro movimento revolucionário.
POR QUE TIRADENTES VIROU FERIADO?
A reviravolta veio depois da Proclamação da República, em 1889. A imagem de Tiradentes foi resgatada como a de um mártir da independência, alguém que deu a vida por um ideal de liberdade. A partir daí, ele passou a ser visto como herói nacional. E o 21 de abril virou feriado oficial em sua homenagem, conforme a Lei nº 662, de 6 de abril de 1949, que estabelece os feriados civis no Brasil. Neste ano, para muitos, a segunda-feira será o fim de uma folga prolongada, emendada com as celebrações de Páscoa.
Curiosidades sobre o feriado de 21 de abril
Visual de Cristo: após a proclamação da República, o governo quis dar a Tiradentes uma imagem mais próxima da figura de Jesus Cristo: cabelo longo, barba, rosto sereno… Tudo isso para reforçar a ideia de martírio e sacrifício. Entretanto, não há registros reais de como ele era fisicamente.
Um dos poucos civis no Panteão Nacional: Tiradentes é o único civil homenageado no Panteão da Pátria, em Brasília — um espaço reservado para heróis da história brasileira.
Nem todos os inconfidentes foram punidos: ao contrário do que muitos pensam, Tiradentes foi o único executado entre os participantes da Inconfidência Mineira. Outros foram presos, exilados ou perdoados.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
A cidade Ouro Preto guarda relíquias: a antiga capital mineira tem vários pontos históricos ligados a Tiradentes, incluindo o Museu da Inconfidência e a Igreja de São José, onde Tiradentes costumava pregar suas ideias.
Fonte: Band