Como funciona o paladar dos pets? Especialista explica

Data 14/03/2025 10:42:50 | Tóopico: Coluna Você Sabia?

Como funciona o paladar dos pets? Especialista explica
Foto: Reprodução

O paladar tem um papel muito importante para o bem-estar e até a saúde dos pets; entenda como tudo isso funciona

Muitas vezes, os tutores de cães e gatos têm dúvidas sobre o paladar dos pets. Afinal, eles realmente sentem os sabores ou são apenas atraídos pelo odor dos alimentos e, por isso, comem? E, embora o olfato realmente desempenhe um papel importante para esses animais, a resposta é sim, eles sentem!

 

Cães e gatos percebem sabores, mas de forma diferente dos humanos. Assim, inicialmente, a atração ocorre mesmo pelo odor dos alimentos. Contudo, é o paladar que decide se essa comida será recusada ou consumida. Entenda mais sobre o assunto a seguir: Assim, como no caso dos seres humanos, as papilas gustativas na língua e em outras áreas da boca são as responsáveis pelo sentido do paladar em cães e gatos. Essas papilas captam moléculas químicas dos alimentos e enviam sinais ao cérebro para interpretar os sabores.

 

“Os cães possuem cerca de 1.700 papilas gustativas, o que permite que sintam sabores como doce, salgado, amargo, azedo e umami”, explica Bruna Isabel Tanabe, médica-veterinária e gerente de produtos da Pet Nutrition. Essa capacidade é menos refinada do que nos humanos, mas ainda assim consegue identificar alimentos mais agradáveis ou mesmo mais nutritivos.

 

Veja também 

 

O que existe dentro da lua?

 

Estudo revela a idade crítica em que o raciocínio começa a declinar

 

Os gatos, por outro lado, possuem apenas 470 papilas gustativas, mas são altamente especializadas. Como carnívoros estritos, eles têm uma predileção natural por proteínas e gorduras, e não possuem receptores para o sabor doce, o que reflete sua dieta evolutiva baseada exclusivamente em carne.


PALADAR É SAÚDE


Considerando que é o paladar dos pets que decide se eles irão recusar certo alimento, ele tem tudo a ver com a saúde dos cães e gatos. Isso porque eles conseguem perceber se há um gosto amargo ou azedo, ligado a substâncias tóxicas ou alimentos estragados, por exemplo.

 

Como funciona o paladar dos pets?

 

Essa capacidade é essencial para a sobrevivência, especialmente em ambientes selvagens. No entanto, em ambientes domésticos, onde os tutores controlam a dieta, o paladar desempenha um papel diferente. Ele trabalha influenciando a aceitação ou rejeição de alimentos industrializados, como rações e petiscos.

 

Cuidado! Mantenha esses alimentos longe do seu cachorro

Fotos: Reprodução

 

“Quando a alimentação não é atrativa ao paladar, mesmo que seja nutricionalmente completa, podem surgir problemas que afetam diretamente a saúde e o bem-estar do animal. Por exemplo, em cães ou gatos que necessitam de dietas terapêuticas para tratamento de doenças como obesidade, diabetes ou insuficiência renal, a rejeição alimentar pode comprometer a condição clínica do animal. Com isso, é possível observar palatabilizantes naturais na composição dos alimentos, para torná-los mais saborosos e aumentar a aceitação”, relata Bruna.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Isso sem contar que o paladar também está ligado ao bem-estar emocional dos pets. Isso porque, se ele perceber refeições repetitivas sem apelo gustativo, pode começar a rejeitá-las e até ficar subnutrido. É por isso que os petiscos podem ser importantes, quando usados de forma equilibrada.

 

Fonte: Alto Astral
 

LEIA MAIS




Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=121322