Bem mais que proporcionar prazer, uma vida sexualmente ativa pode fazer bem para o corpo e para o cérebro. Além de funcionar como uma atividade física, o sexo também pode ser considerado uma atividade mental e multisensorial, que libera endorfina e melhora o bem-estar.
O neurocientista Fabiano de Abreu destaca que o sexo é uma necessidade instintiva humana que, quando vivido de forma equilibrada, traz inúmeros benefícios ao organismo como um todo. “Durante o ato sexual, há uma liberação significativa de neurotransmissores como dopamina, serotonina e ocitocina, que promovem sensação de prazer, bem-estar e conexão emocional.
“O sexo estimula o sistema límbico, responsável pelas emoções, e melhora a circulação sanguínea cerebral, contribuindo para a neuroplasticidade e o funcionamento cognitivo”, acrescenta.
Veja também

10 posições que estimulam os seios para você experimentar no sexo
Médica da longevidade explica vantagens do sexo a quem quer viver mais
A saúde cerebral é fundamental para o bem-estar geral, pois o cérebro é o centro de comando do corpo.
“No contexto do sexo, um cérebro saudável potencializa o prazer, a conexão emocional e a resposta ao estímulo sexual”, reforça Fabiano.
Mesmo assim, o profissional destaca que manter o cérebro saudável envolve ainda uma nutrição adequada, a prática de exercícios físicos, estimulação cognitiva e uma vida social ativa, incluindo a sexualidade como parte do equilíbrio psicobiológico.
VIDA SEXUAL FAZ BEM PARA O CORPO

Foto: Reprodução
Uma vida sexual ativa, quando devidamente acompanhada do uso de preservativos, pode trazer uma série de benefícios para a saúde.
“O sexo melhora a qualidade do sono, reduz o estresse e fortalece o sistema imunológico. Ele ainda ajuda a manter a saúde cardiovascular, favorece o controle da pressão arterial e atua na regulação hormonal”, salienta Fabiano.
O neurocientista cita que a liberação de endorfina durante o sexo também contribui para a redução da dor e aumento da sensação de prazer.
Fabiano explica que, como o sexo faz bem para todo o corpo, o cérebro é um dos órgãos mais beneficiados, mas o corção e o sistema circulatório são outras áreas que colhem grandes vantagens com o “rala e rola” frequente.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
“O sexo estimula a circulação sanguínea, promove a saúde cardiovascular e contribui para a oxigenação de tecidos. O sistema endócrino é positivamente impactado pela regulação hormonal, trazendo benefícios para todo o organismo”, encerra o especialista.
Fonte: Metrópoles