Um relacionamento tóxico é caracterizado por comportamentos prejudiciais adotados por uma ou ambas as partes envolvidas, criando um ambiente psicologicamente e fisicamente desgastante. Ele pode se manifestar de diversas maneiras, muitas vezes começando com pequenas ofensas que, com o tempo, se acumulam e geram um ambiente emocionalmente prejudicial.
De acordo com Cortney S. Warren, psicóloga treinada em Harvard, uma comunicação marcada por desprezo e desrespeito pode estabelecer uma dinâmica de superioridade dentro de um relacionamento, tornando-o tóxico.
A seguir, confira algumas frases que indicam um relacionamento tóxico, segundo a psicóloga em sua coluna de opinião para o canal de televisão norte-americano em CNBC:
Veja também

Será que você deve falar sobre seu passado sexual com seu parceiro?
Qual é a pessoa mais nova com Alzheimer no mundo?
"VOCÊ É UMA PÉSSIMA MÃE"
.jpg)
Essa frase ataca diretamente a identidade e a autoestima da parceira como mãe. Segundo a psicóloga, parceiros tendem a conhecer as inseguranças um do outro, e essa frase explora essas vulnerabilidades de maneira cruel.
"VOCÊ NÃO ME MERECE"
.jpg)
Essa afirmação sugere uma dinâmica de superioridade, fazendo a parceira sentir que não está à altura do parceiro. Para Warren, essa linguagem reflete desprezo e pode minar a autoestima da mulher.
"ESTOU CANSADO DISSO"
A expressão pode indicar que o relacionamento está em risco, o que pode causar instabilidade e insegurança, segundo Warren. Isso pode fazer a mulher ter dificuldades em confiar no homem, uma vez que ela sente que a separação é uma possibilidade para o parceiro.
"VOCÊ É PATÉTICA"
.jpeg)
Fotos: Reprodução/Internet
Ao insultar a parceira com essa expressão, o parceiro reduz suas complexidades e vulnerabilidades a uma simples ofensa, desvalorizando quem ela realmente é, afirma a psicóloga em seu artigo.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
"VOCÊ É TÃO CARENTE"
A afirmação sugere que os sentimentos e as necessidades emocionais da mulher são exagerados ou sufocantes. Em vez de reconhecer suas necessidades de afeto, o parceiro as minimiza, transmitindo a mensagem de que elas não têm importância.
Fonte:Terra