Amor e Sexo : Será que eu vou gozar? 6 atitudes que podem te dar ansiedade sexual
Enviado por alexandre em 22/11/2022 00:22:45

A ansiedade sexual é mais comum do que se pode imaginar. De acordo com um estudo publicado no National Library of Medicine, até 25% dos homens experimentam a sensação, enquanto cerca de 16% das mulheres a sentem.


Também chamada de ansiedade de desempenho, ela se manifesta por conta da preocupação com a logística do sexo: “Vou conseguir ter uma ereção/mentâ-la?”; “Vou estar lubrificada o suficiente?”; “Será que vou conseguir gozar?”; “Será que essa posição me deixa esquisita?”, entre outras coisas.


Se este é seu caso, confira alguns motivos – segundo especialistas entregaram ao site Insider – que podem estar te levando a isso:

 

Veja também

 

Por que tantos millennials relatam viver casamento sem sexo

 

4 motivos para fazer terapia e colocar a saúde mental em primeiro lugar

Imagem corporal ruim: não se sentir bem com o próprio corpo pode estragar toda a diversão na hora do sexo. “Isso realmente nos tira da experiência de sentir com completude o que está acontecendo no nosso corpo, que é o que queremos focar”, diz a terapeuta sexual Rachel Zar.

 

Falta de conexão com a parceria: a desconexão pode acontecer porque você conheceu alguém há pouco tempo, mas também ocorre com pessoas que estão em relacionamentos longos.

 

“Essa desconexão pode fazer sua mente vagar durante o sexo, dando à ansiedade um espaço para se infiltrar. Além disso, se você estiver se sentindo distante, é mais provável que seu cérebro entre no ‘modo de desempenho’, desencadeando ansiedade”, diz Zar.

 

Crenças negativas e vergonha: não é incomum carregar crenças negativas sobre sexualidade, que ainda é considerada um tabu. “Por exemplo, se você foi ensinado quando criança que o sexo é ruim ou sujo, você pode sentir vergonha de se envolver em comportamentos sexuais”, explica a terapeuta Lena Elkhatib.Se concentrar demais na parceria:

 

“Tendemos a pensar que estar sintonizado com os desejos de nossos parceiros durante o sexo é uma coisa boa, mas se você se concentrar demais nele em detrimento do seu próprio prazer, isso pode causar ansiedade de desempenho”, afirma Lena.

 

Obstáculos físicos: Rachel Zar elucida que, se algo aconteceu para que seu desempenho sexual tenha mudado em algum aspecto, isso pode ser um gatilho para a ansiedade. “Por exemplo, se você não consegue mais ter uma ereção de forma consistente – algo que acontece com muitos homens à medida que envelhecem – você pode desenvolver ansiedade”, diz.

 

Experiências negativas anteriores: Se alguém comentou negativamente sobre seu desempenho sexual no passado, isso pode deixá-lo ansioso sobre futuros encontros sexuais. Comentários pequenos como ‘Por que você não está duro?’ ou ‘Por que você não está tendo um orgasmo?’ podem facilmente te deixar ansioso(a)”, pontua a terapeuta Jennifer Litner.

 

Fonte: Metropóles
 

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia