Brasil : NOVEMBRO AZUL
Enviado por alexandre em 05/11/2021 15:12:58

Por que o exame de próstata ainda é difícil para os homens?

Novembro Azul é o mês de prevenção e conscientização do câncer de próstata, o mais comum entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Ainda de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 65.840 novos casos de câncer de próstata estão estimados a cada ano, entre 2020 e 2022.

 

Na linha do Outubro Rosa, a campanha incentiva os homens a realizarem o exame que pode salvar vidas. A resistência em procurar ajuda médica e os tabus que cercam o toque retal capaz de identificar alterações e tumores são os principais desafios da iniciativa. Segundo especialistas, o encorajamento das parceiras pode fazer toda a diferença na hora de decidir marcar ou não a consulta com o urologista.

 

Na hora de convencer o parceiro a realizar o exame, um diálogo franco e aberto é fundamental. “Durante o bate-papo, a mulher pode levantar algumas questões como ‘o que impede de procurar ajuda?’ e ‘por que é tão difícil desfazer a visão negativa sobre o exame?’, além de demonstrar preocupação com o outro”, explica Gabriela Daltro, sexóloga da plataforma Sexo sem Dúvida.

 

Veja também

 

Novembro Azul: câncer de próstata mata 15 mil homens por ano

 

Campanha Novembro Azul mobiliza senadores pela prevenção ao câncer de próstata

 

Não é raro que, em alguns casos, as mulheres se encarreguem de marcar a consulta para os homens como forma de reforçar a relevância do exame. Gabriela Daltro explica que a rejeição contra o autocuidado é um ato de egoísmo que acaba impactando no relacionamento - e isso também precisa ser pontuado na conversa - e por essa razão é importante demonstrar preocupação, mas com um toque de amor e zelo. “Seja firme e mostre que o cuidado dele com a própria saúde afeta o relacionamento positivamente e destaque que cuidar de si é cuidar de você, também”, aconselha a sexóloga.

 

Câncer de próstata é doença silenciosa

 

O exame de toque retal é fundamental para identificar a presença da doença. Quando o câncer de próstata apresenta algum sintoma, geralmente já está na fase avançada e conta com menores chances de sucesso no tratamento. “O exame da próstata tem o objetivo de prevenir a doença e não compromete o desempenho sexual nem interfere na masculinidade”, diz o urologista Alex Meller.

 

De acordo com o urologista César Bortoluzzo, o câncer de próstata atinge principalmente homens a partir dos 50 anos. Além do envelhecimento celular, fatores hormonais contribuem para o desenvolvimento da doença. “O exame retal também é capaz de diagnosticar a hiperplasia prostática benigna, também conhecida como aumento prostático sem câncer, principal problema da próstata em homens a partir dos 50 anos.

 

Quando não tratada, ela pode provocar desconfortos como a necessidade de urinar frequentemente e o aumento de micções noturnas, prejudicando a qualidade do sono e gerando insegurança. Estas questões também prejudicam muito a qualidade de vida, a autoestima e o relacionamento conjugal, familiar, social e profissional dos homens”, afirma.

 

 

Por fim, vale dizer que o exame de próstata é rápido, demora poucos segundos, e não causa nenhum distúrbio funcional, por isso previna-se e conscientize-se. 

 

Fonte: Alto astral


O Novembro Azul é um movimento internacional para alertar as pessoas sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata – doença comum entre os homens com mais de 40 anos. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa é de que, até o final de 2021, mais de 65 mil pessoas sejam diagnosticadas com o tumor. Mas, a pior notícia é que a doença faz, aproximadamente, 15 mil vítimas fatais por ano.

 

Para reverter esse quadro e evitar que o câncer de próstata continue provocando a morte de milhares de brasileiros, a única saída é incluir o exame detector na rotina. O diagnóstico precoce é fator fundamental para facilitar o tratamento e elevar as chances de cura. Além de evitar possíveis efeitos colaterais de procedimentos cirúrgicos e radioterápicos.

 

“Por outro lado, quando o câncer de próstata é identificado em estágios mais avançados, o tratamento indicado acaba sendo mais agressivo, podendo comprometer inclusive a produção de testosterona. A falta desse hormônio gera, entre outros, elevação no risco de doenças cardiovasculares, impotência sexual e distúrbios cognitivos", explica o oncologista clínico Andrey Soares.

 

Veja também

 

Campanha Novembro Azul mobiliza senadores pela prevenção ao câncer de próstata

 

Prefeitura de Manaus abre ‘Novembro Azul’ com intensificação da atenção à saúde do homem

 

A recomendação é que todos os homens – independentemente da idade – realizem consultas, pelo menos, uma vez por ano com um urologista. O médico, além de verificar a necessidade de investigar possíveis tumores, também avaliará a saúde geral do paciente para evitar o aparecimento de outras doenças. "Um dos fatores para se manter uma vida saudável é realizar exames preventivos periodicamente, pois, havendo qualquer problema, o diagnóstico precoce conduz a um melhor tratamento", reforça o urologista Dr. Carlos Bautzer.

 

Confira abaixo, alguns dados que a Sociedade Brasileira de Urologia destacou sobre o câncer de próstata:

 

-O câncer de próstata é o 2º tumor mais frequente entre os homens, após os tumores de pele (não-melanoma);

-Acontece, em média, um diagnóstico de câncer de próstata a cada sete minutos;

-Uma pessoa morre por causa da doença a cada 40 minutos;

-25% dos portadores de câncer de próstata morrem devido a doença. O número poderia ser menor se todos os casos fossem detectados com antecedência;

-20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados em estágios avançados

-Quando os sintomas começam a aparecer, 95% dos casos já estão em fase adiantada. Por isso, é fundamental realizar exames periódicos, mesmo que não exista nenhum incômodo aparente;

-Ainda não existe prevenção concreta contra a doença. Mas, é possível diagnosticá-la precocemente;

-Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são de 90%.

 

Atividades físicas são bem-vindas

 

Apesar da ciência ainda não ter descoberto um modo comprovado de prevenir o aparecimento do câncer de próstata, apostar em um estilo de vida saudável é uma das maneiras de fortalecer o organismo contra a doença.

 


 

"Há uma associação - ainda que pequena - entre atividade física e a diminuição de chances de aparecer câncer de próstata. Ainda que não haja conclusões mais detalhadas sobre a associação dos hábitos de vida e a incidência deste tipo de tumor masculino, o INCA e o Ministério da Saúde concordam que uma rotina saudável, alimentação balanceada e outros fatores ligados ao bem-estar podem ajudar na prevenção não só deste, como de diversos outros tipos de carcinomas", finaliza o Dr. Andrey Soares. 

 

Fonte: Saúde em dia

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia