Brasil : NÃO USE!
Enviado por alexandre em 01/11/2021 14:54:01

Usar celular no banheiro pode causar problemas de saúde

Você costuma utilizar o celular, ler um livro, revista ou jornal para se distrair enquanto faz as necessidades no banheiro? Saiba que esse hábito pode trazer alguns problemas à saúde e deve ser evitado.

 

O principal problema causado por esse costume é a hemorroida, que surge quando as veias da região do reto e do ânus acabam inchando e causando dores, ardência e até sangramento durante ou após as evacuações.

 

Segundo André Augusto Pinto, gastroenterologista, cirurgião geral e coordenador da Clínica Gastro ABC (SP), isso acontece porque, conforme a pessoa fica sentada no vaso sanitário por muito tempo, ocorre a diminuição da circulação nas veias do ânus, resultando na dilatação dessas veias e, consequentemente, nas hemorroidas.

 

Veja também 

 

Confira 6 alimentos que ajudam a evitar o mau hálito

 

Cigarro ainda é a principal causa do câncer de pulmão

"Quanto mais dilatadas essas veias, mais dor local e sangramento elas vão causar. O esforço repetitivo para evacuar, principalmente nos pacientes com intestino preso e com as fezes muito ressecadas, também dificulta o processo de drenagem do sangue dessa região", afirma o especialista.

 

Usar celular no banheiro pode causar problemas de saúde – FATONEWS

 

Como tratar as hemorroidas?


Geralmente, para aliviar o incômodo e tratar as hemorroidas, é necessário seguir uma rotina de alimentação rica em fibras, ingerir líquidos em grande quantidade e evitar o esforço na hora de evacuar. André ainda cita outras recomendações, como:

 

Não vestir calças muito apertadas


Evitar usar roupas de baixo de materiais sintéticos


Não consumir alimentos muito condimentados, como pimentas, ketchup e mostarda


Evitar ficar muito tempo na posição sentada


Não passar mais de 15 minutos no banheiro.


"O tratamento com pomadas tópicas ou locais, além de sabonetes antissépticos específicos e medicações via oral, como anti-inflamatórios e analgésicos, também são usados no tratamento clínico", destaca o gastroenterologista.

 

Já nos casos de hemorroidas muito dilatadas, o tratamento cirúrgico também pode ser realizado através da hemorroidectomia. Além disso, também é possível realizar procedimentos menos invasivos, como a ligadura elástica, que comprime a veia dilatada e alivia os sintomas.

 

Bahia Notícias / Saúde / Notícia / Uso de celular no banheiro pode causar  hemorróidas - 07/08/2014

Fotos: Reprodução 

 

Outras complicações


Utilizar o celular no banheiro e fazer muito esforço na hora de evacuar podem causar uma outra complicação intestinal, além das hemorroidas, de acordo com André.

 

"Se você fica muito tempo no banheiro para evacuar e faz muita força nos casos de fezes muito ressecadas, isso pode causar, além das hemorroidas, a fissura anal, uma doença que resulta em pequenas rachaduras na região do ânus que podem causar dor local intensa e sangramento nas evacuações", explica o médico.

 

 

Neste caso, as fissuras anais podem ser curadas espontaneamente dentro de quatro a seis semanas. Porém, caso a dor persista, pode ser necessário um tratamento clínico. "O profissional médico especializado, como proctologista, gastroenterologista e cirurgião geral, deve ser procurado quando os sintomas são frequentes, persistentes ou apresentam piora progressiva ao longo do tempo", alerta André. 

 

Fonte: minhavida.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia