Brasil : PATRIMÔNIO MUNDIAL
Enviado por alexandre em 01/08/2021 00:31:00

Unesco nomeia novos Patrimônio Mundiais da Humanidade, confira

Sítio Burle Marx, no Rio de Janeiro, está entre as 33 novos locais, assim como mais 3 destinos na América do Sul. Veja a lista!

Sítio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, que foi reconhecido como Patrimônio Humanidade pela Unesco (Foto: Livia Comandini/Getty Images)

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) atualizou seus Patrimônios Mundiais da Humanidade e adicionou à lista lugares da América, África, Ásia e Europa. Ao todo, 33 novos locais foram inscritos, que compreendem as candidaturas de 2020 e 2021, já que o evento do ano passado foi alterado em decorrência da pandemia de Covid-19.

Vista aérea do Templo Fortificado no complexo Chankillo
Vista aérea do Templo Fortificado no complexo Chankillo, no Peru (Foto: Municipalidad Provincial de Casma )

De 24 a 28 de julho, as candidaturas foram analisadas pela 44ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Fuzhou, na China. O Brasil está entre os destaques, com o Sítio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, que foi reconhecido como Patrimônio Mundial. A área tombada foi admitida na categoria “Paisagem Cultural”, tendo mais de 40 mil metros quadrados e reunindo mais de 3,5 mil espécies de plantas tropicais e subtropicais. Mundial.Com isso, o Brasil tem agora 23 sítios do Patrimônio Mundial, entre eles a centro histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, de Olinda, no Recife, além de Paraty e Ilha Grande, no Rio de Janeiro.

O Sítio Burle Marx é o primeiro jardim tropical moderno a ser inscrito na lista do Patrimônio Mundial. Em comunicado oficial da Unesco do Brasil, a diretora e representante da entidade no país, Marlova Noleto, afirmou que a inserção do Sítio na lista “significa reconhecer a dimensão internacional do criador do conceito de ‘jardim tropical moderno'”, assim como o papel de difundir e preservar a obra do paisagista.

Entre as novas inscrições, além do Brasil, outros três locais na América do Sul foram alçados à alcunha de Patrimônio da Humanidade. O complexo Chankillo, no Peru, é um sítio pré-histórico no meio do deserto que funcionava como um observatório astronômico, usando o sol para definir datas ao longo dos anos. A Igreja de Atlántida, a 45 km de Montevidéu, no Uruguai, também recebeu o reconhecimento, obra inspirada na arquitetura religiosa paleocristã e medieval italiana inaugurada em 1960, que representa uma nova utilização de tijolos expostos e reforçados.

Leia mais
100 lugares extraordinários no mundo para explorar em 2021, segundo a revista Time
Casarão histórico na avenida Paulista, em SP, pode abrigar novo Museu da Gastronomia
Hotel é aberto dentro do Palácio de Versalhes, na França

Por último, a mumificação artificial de corpos da cultura Chinchorro, nas regiões de Arica e Parinacota, no Chile, foram admitidas como patrimônios culturais. Na Europa, o conjunto Paseo del Prado e o Parque do Retiro, no coração verde de Madrid, na Espanha, foram incluídos na lista, assim como a cidade de Nice, no sul da França, foi classificada como “estância balneária de inverno”, dada sua rica arquitetura e história cosmopolita.

Nice, na Franca
Baie des Anges, em Nice, cidade francesa reconhecida como Patrimônio da Humanidade (Foto: Jean-Pierre Dalbéra/Flickr)

Vale destacar que Liverpool, no Reino Unido, foi retirada da lista de patrimônio mundial da humanidade em 21 de julho. A cidade havia ganhado o status em 2004, mas projetos nas docas locais levaram o comitê da Unesco a avaliar que as novas construções são prejudiciais à autenticidade e integridade da cidade. “Qualquer exclusão da Lista do Patrimônio Mundial é uma perda para a comunidade internacional [..]”, diz o comunicado oficial.

Leia mais
Brasileiro que visitou todos os países em tempo recorde parte para nova aventura pelo mundo
As melhores cidades do mundo para se viver em 2021
Carnavalet, um dos mais antigos museus de Paris, reabre após 5 anos fechado

Segundo a entidade, os Patrimônios Mundiais têm valor universal excepcional para a humanidade e foram inscritos na lista para serem protegidos para as gerações futuras. Podem ser exemplos de belezas naturais ou edifícios feitos pelo homem, podendo ser importantes geologicamente ou ecologicamente ou ainda podem ser fundamentais para a cultura e tradição humana.

Atualmente, de acordo com o site da Unesco, 1.148 propriedades estão listadas como Patrimônios Mundiais da Humanidade, em que são divididas em categorias culturais, naturais e mistas. Confira aqui a lista completa dos novos locais que receberam a alcunha de Patrimônios Mundiais da Humanidade.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia