Justiça : RECADO DADO
Enviado por alexandre em 29/06/2021 09:23:27

Exército avisa ao STF que sigilo de Pazuello é assunto interno

Instituição pediu que a ministra Cármen Lúcia rejeite ação apresentada por partidos de oposição para a suspensão do sigilo de 100 anos


Presidente Jair Bolsonaro durante visita às instalações do Comando do Exército Foto: Marcos Corrêa/PR

Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), o comando do Exército avisou que a decisão de decretar sigilo de 100 anos no processo contra o ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, é um “assunto interno”. Além disso, a instituição pediu que a ministra Cármen Lúcia, relatora do caso, rejeite uma ação apresentada por partidos de oposição contra a medida.

A ação contra o sigilo foi movida pelo PT, PCdoB, PSOL e PDT e pedia a suspensão do sigilo por considerá-lo uma “grave afronta” à democracia, à liberdade de informação e à moralidade administrativa.

Leia também1 Cármen dá 5 dias para Braga explicar sigilo no caso Pazuello
2 Exército mantém sigilo de 100 anos em processo de Pazuello
3 STF fará sessão em homenagem ao ministro Marco Aurélio
4 Weber considera como "grave suspeita" a questão da Covaxin
5 Bolsonaro prevê fraudes em todos os cargos nas eleições 2022

O processo administrativo tratou da participação de Pazuello em um ato ao lado do presidente Jair Bolsonaro em maio. Após a apuração, o Exército decidiu não punir o general e decretou o sigilo alegando haver informações pessoais no processo.

Ao STF, a instituição explicou que “apenas cumpriu” o que determina a Lei de Acesso à Informação e que “não foi o administrador militar quem impôs a restrição de acesso ao documento, mas sim a legislação”.

O Exército apontou ainda que o “fundamento para um prazo tão dilatado para disponibilização de informações pessoais – cem anos – é que dificilmente a divulgação de informações constantes de arquivos, cadastros, banco de dados ou registros administrativos provocará danos à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem de determinada pessoa depois de passado um século”.

O documento foi assinado pelo coronel Marcelo Silva Rodrigues, chefe da assessoria para Assuntos Jurídicos do Gabinete do Comandante do Exército.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia