Justiça : O PODEROSO
Enviado por alexandre em 08/06/2021 09:01:27

Ministro Alexandre de Moraes cobra da PGR

Ministro do STF pediu esclarecimentos sobre alguns pontos


Ministro Alexandre de Moraes, do STF Foto: STF/Nelson Jr

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Procuradoria Geral da República (PGR) esclareça o alcance do pedido para arquivar as investigações do inquérito dos atos antidemocráticos.

O despacho, assinado nesta segunda-feira (7), pede que a PGR informe, ‘de maneira direta e específica’, os seguintes pontos:

Leia também1 Moraes retira sigilo do inquérito de atos antidemocráticos
2 Bolsonaro critica Barroso por ter aceitado petição do PSOL
3 PT ameaça acionar a Justiça após críticas de Amado Batista
4 PGR se manifesta pela volta de Daniel Silveira para a prisão
5 PGR pede que inquérito contra bolsonaristas seja arquivado

-Quais medidas restritivas de direito pretende que sejam levantadas, uma vez que o órgão ministerial sugere a manutenção de diversas investigações nas Justiças Federal e Estadual;
-Qual a documentação pertinente que pretende que acompanhe a continuidade das investigações sugeridas para a Justiça Federal e para a Justiça Estadual.

No texto, Moraes apontou que, “com a vinda dos esclarecimentos, de imediato, tornem os autos conclusos para apreciação destes e demais pedidos”

Na semana passada, a Procuradoria Geral da República, que pediu a abertura das apurações, escancarou divergências com a estratégia adotada pela Polícia Federal para tocar o inquérito e defendeu o arquivamento do caso em relação a parlamentares apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

O argumento foi o de que a PF não conseguiu delimitar a investigação. Na outra ponta, a delegada Denisse Dias Rosas Ribeiro defende a ‘justa causa’ no aprofundamento do trabalho e sugere a abertura de oito novas frentes de apuração com base nos achados do inquérito.

O levantamento do sigilo de mais de mil páginas do inquérito, determinado pelo ministro na última sexta-feira (4), serviu para evidenciar o volume do material colhido pela Polícia Federal, que atinge até mesmo o Palácio do Planalto.

A decisão de Alexandre de Moraes só deve ser tomada após a manifestação da Procuradoria.

*Estadão

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia