Regionais : Bolsonaro volta a falar em fraude nas eleições
Enviado por alexandre em 16/05/2021 00:52:29

UOL

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse hoje (15) que "sem voto auditável" o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencerá as eleições de 2022 "pela fraude". Mais uma vez, Bolsonaro participou de um evento com aglomeração sem usar máscara e voltou a criticar as medidas de isolamento social para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

"Se tiraram da cadeia o maior canalha da história do Brasil, se para esse canalha foi dado o direito de concorrer, o que me parece é que, se não tivermos o voto auditável, esse canalha, pela fraude, ganha as eleições do ano que vem. Não podemos admitir um sistema eleitoral que é passivo de fraude", disse Bolsonaro.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o processo de voto eletrônico já passa por auditoria. O tribunal afirma que, desde 2002, quando a auditoria passou a ser feita em todos os estados, o processo nunca apontou falhas que pudessem alterar os resultados das eleições.

Milhares de apoiadores do presidente acompanharam o discurso, em frente ao carro de som, aglomerados e grande parte deles sem máscara de proteção contra a covid-19. Bolsonaro chegou ao ato montado em um cavalo junto a alguns ministros.

Pesquisa Datafolha divulgada esta semana mostrou que Lula lidera a corrida eleitoral de 2022. Em um possível segundo turno contra Bolsonaro, o ex-presidente tem 55% de intenção de voto, contra 32% do atual chefe do Executivo.

A fala de Bolsonaro ocorreu em um carro de som que integra uma manifestação de apoio ao presidente, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. No veículo, estava escrito: "Faça o que for preciso, eu autorizo, presidente".

Em cima do carro de som, antes das principais falas ao microfone, Bolsonaro disse que o local estava muito cheio e uma bagunça. "Ou desce a metade desse povo ou eu desço."

Ministros sem máscara

Ministros do governo Bolsonaro também fizeram falas no carro de som — assim como o presidente, nenhum deles usava máscara de proteção contra a covid-19. Em mensagem breve, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, exaltou a importância do agronegócio.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, defendeu o trabalho do governo no desenvolvimento de rodovias e ferrovias que beneficiam os ruralistas. "O agro é o maior amigo do meio ambiente, essa é a verdade. As cidades é que poluem. O agro brasileiro é exemplo para todo o mundo", falou Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente.

O ministro do Turismo, Gilson Machado, tocou sanfona, como costuma fazer em lives e até em eventos com Bolsonaro, e também proferiu palavras de apoio ao governo. O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, e o tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet eram outros presentes no carro de som.

Em determinado momento, os apoiadores de Bolsonaro gritaram "Renan, vagabundo", em referência ao senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, no Senado. Além do Hino Nacional e oração, o ato contou com uma música de um artista gaúcho.

Na canção, ele elogiou o governo e criticou o comunismo. Também declarou que a "desgraça do país é um tal de STF". Em resposta, o público se exaltou mais ainda em apoio a Bolsonaro.

Ao lado do músico, o presidente da República não fez menção para que parasse com as críticas ao Supremo. Em outro momento, enquanto Bolsonaro cumprimentava os apoiadores, o carro de som puxou o grito de "voto impresso auditável".

No ato, Bolsonaro defendeu a aprovação de projeto no Congresso que trata da obrigatoriedade de votos impressos, sem a extinção da urna eletrônica. O texto é de autoria da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) e tem o apoio da bancada bolsonarista.

Em 2020, Bolsonaro disse haver provas de fraudes no primeiro turno das eleições de 2018, pleito em que se elegeu à Presidência. Mas, Bolsonaro nunca apresentou as supostas provas.


"Renan, vagabundo", gritam apoiadores de Bolsonaro

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou a cavalo em ato com a presença de milhares de apoiadores em Brasília. Vários ministros acompanharam o chefe do Executivo durante a manifestação.

Bolsonaro também disparou críticas contra o ex-presidente Lula, a quem chamou de "canalha" e disse que o petista só ganhará "pela fraude", voltando a questionar o sistema eleitoral. Em outro momento, apoiadores gritaram "Renan, vagabundo", em referência ao relator da CPI da Pandemia, o senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Nas suas redes sociais, o presidente publicou um vídeo fazendo um balanço do ato pró-governo. Na manifestação, foi possível ver diversos participantes sem máscara. Também havia faixas pedindo intervenção militar, o que é inconstitucional.


Bolsonaro e ministros almoçam com ruralistas

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou, hoje, de um almoço no Centro de Tradições Gaúchas Caetano Braun em Brasília. Sem máscara, ele tirou fotos e cumprimentou apoiadores, que se aglomeraram ao seu redor. O comportamento é criticado por aumentar as chances de transmissão da Covid-19. As informações são do Poder360.

O deputado Hélio Lopes (PSL-RJ) publicou um vídeo do evento no Facebook. Pelo menos três ministros estavam presentes, de acordo com as imagens: Braga Netto (Defesa), Gilson Machado (Turismo) e Tereza Cristina (Agricultura).

Apenas a ministra Cristina aparece no vídeo de máscara. Os demais membros do governo, bem como a maioria dos presentes, não usavam o equipamento de proteção.

Fotos compartilhadas nas redes sociais mostram os ministros Tarcísio Freitas (Infraestrutura) e Ricardo Salles (Meio Ambiente) no evento. O deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO) também estava presente.

Bolsonaro foi cercado por dezenas de apoiadores que gritaram expressões como “mito!” e “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão!”. Segundo convidados, o almoço foi organizado por representantes do agronegócio.

O mesmo grupo coordena atos favoráveis ao governo, hoje, na Esplanada. Bolsonaro já confirmou presença na manifestação em seu Facebook.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia