Regionais : A seca chega à mesa dos brasileiros
Enviado por alexandre em 15/05/2021 23:50:02


Como recuperar as pastagens em áreas de seca no semiárido | Nordeste Rural

A estiagem que atormenta os produtores agrícolas baterá pesado no bolso dos brasileiros. Estão sendo registradas quebras importantes de safras, sobretudo de milho e feijão, cujo período é de reprodução, em que precisam de muita água. A chamada safrinha do milho, que responde por dois terços da oferta total do grão, foi reduzida, em média, em 20%. Mas, em estados como Minas Gerais, onde não chove há mais de um mês, as perdas podem chegar a 50%. 

Com menor oferta de milho, haverá menos ração para alimentar porcos, frangos e gado. Ou seja, os preços das carnes, que já estão nas alturas, subirão mais. Esse quadro se agrava porque também as lavouras de soja, que supririam a necessidade de ração, sofrem com a seca. Não há saída a curto prazo. A tendência é de que a situação se normalize somente a partir do segundo semestre de 2022. 

Os especialistas dizem que, com a carestia dos alimentos, a inflação deste ano poderá ficar entre 6% e 7%, influenciada, ainda, pela energia elétrica, afetada pela estiagem. A boa notícia é que, com preços mais altos, os produtores se sentirão motivados a ampliar a produção agrícola. Mas, até que as próximas safras sejam colhidas, o orçamento das famílias sofrerá muito. Podem se preparar. 

José Garcia Gasques, coordenador da pesquisa e de Avaliação de Políticas e Informação do Ministério da Agricultura, diz que “a falta de chuvas no período de plantio de importantes culturas como, milho, soja e feijão, teve impactos ao prejudicar parcialmente essas lavouras. Esse fato, entretanto, não chegou a alterar o caminho de crescimento da safra”.



Ministério da Educação (Brasil) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Representantes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), gerido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e de outros órgãos do governo brasileiro trocaram experiências com técnicos e gestores públicos do Peru sobre a participação da agricultura familiar na alimentação dos estudantes. Realizado nos dias 11 e 13 de maio, o encontro virtual faz parte do projeto “Promoção da participação de pequenos e médios agricultores nas compras públicas para melhorar a nutrição de crianças em idade escolar no Peru”, na modalidade de Cooperação Sul-Sul (CSS). 

Em sua apresentação, a coordenadora-geral do Pnae, Karine Santos, destacou a importância da participação dos agricultores locais nas compras públicas. “A finalidade é viabilizar a inclusão social e econômica no campo, por meio da agricultura familiar, e assegurar o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar. As compras públicas consolidam a agricultura familiar, na medida em que auxiliam na geração de renda para o agricultor”, ressaltou.  

A coordenadora-geral lembrou ainda que, do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE no âmbito do Pnae, no mínimo 30% devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar, o que garante renda para essa parcela da população e incentiva o desenvolvimento econômico local.

Promovido pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA) no Peru, o encontro on-line contou com várias apresentações, promovendo o intercâmbio de conhecimentos entre os países. O intuito é de fortalecer a formulação e execução de políticas setoriais em favor dos agricultores familiares, que lhes permita aderir aos programas de alimentação escolar e acessar outros mercados de forma sustentável. Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia