Policial : CORONEL TARADÃO
Enviado por alexandre em 28/04/2021 23:26:47

Tenente-coronel da PM/SP assedia Policial feminina

Coronel disse ter contato com desembargadores e chegou a afirmar que o caso "não vai dar em nada" por ostentar um cargo de alta patente. Vítima teve a vida arruinada, precisou fugir com o marido e filhos e agora solicita medida protetiva

jéssica pm cássio novaes
Para levar a denúncia adiante, Jéssica precisou manter conversa com coronel Cássio Novaes na internet

Após ter denunciado um tenente-coronel por assédio sexual e ameaças de estupro e de morte, a policial Jéssica Paulo do Nascimento, de 28 anos, requisitou medidas protetivas para ela e sua família. As informações são do Portal G1.

Apesar de o caso correr em segredo de Justiça, a identidade do acusado foi divulgada no final da tarde desta quarta-feira (28). Trata-se do coronel Cássio Novaes, que atuava em cargos de chefia na capital paulista. Ele foi afastado de suas funções após a repercussão do caso e a investigação é conduzida pela Corregedoria da PM.

A defesa de Jéssica pediu à Corregedoria da PM-SP a prisão preventiva de Cássio Novaes e a suspensão do porte e posse de arma do oficial. O advogado Sidnei Henrique explicou que o pedido de prisão partiu pelo risco de intervenção do tenente-coronel nas investigações.

“Ele mesmo diz que tem contatos com desembargadores e, por ele ostentar um cargo de alta patente, há um risco que ele possa intervir no andamento do inquérito militar”, explica.

“Ele pode coagir testemunhas, alterar provas. O pleito é para ele não intervir de forma a prejudicar as investigações. E, também, pela periculosidade presente nas ameaças”, continua o advogado da vítima.

“Neste primeiro momento, pedimos à Corregedoria para que proíba o coronel Cássio Novaes de frequentar ou se deslocar à Baixada Santista, pois é lá onde Jéssica está morando atualmente e ele [o coronel] sabe disso”, afirma o advogado.

Entenda o caso

A vida da policial Jéssica Nascimento se transformou em um pesadelo desde que ela conheceu o coronel Cássio Novaes. O homem havia acabado de assumir o comando do Batalhão da Zona Sul de São Paulo, quando passou pelas companhias para se apresentar aos policiais militares e a conheceu, chamando-a para sair assim que conseguiu ficar a sós com ela.

Jéssica disse ao superior que era casada e tinha filhos, recusando o convite. “Tentei ser educada, expliquei que era casada, tinha filhos, mostrei a minha aliança. Hoje eu vejo como era inocente. Porque, a partir dali, começou a perseguição contra mim”, desabafa.

A policial relata episódios de investidas sexuais, principalmente, por mensagens, ameaças por áudio, humilhação em frente aos seus colegas e até mesmo sabotagem quando se recusou a ceder aos pedidos de seu superior.

“Como eu não cedia e percebi que ele não ia desistir, fui fazer o teste para o Corpo de Bombeiros, queria sair de onde estava. Mas ele me sabotou, não permitiu. E o pior, quando soube que eu queria sair da companhia, ele me transferiu para um batalhão que fica a 40 quilômetros da minha casa. Mesmo sabendo que eu tinha dois filhos ainda bebês”, detalha.

Ela relata, ainda, que após esta transferência, marcou uma reunião para conversar com o comandante, mas que foi humilhada na frente de outros quatro colegas de farda. “Ele me humilhou demais, me rebaixou, me comparou com uma vagabunda. Saí de lá [da reunião] me sentindo pior que um lixo”, desabafa.

Um tempo depois, já cansada da perseguição, a soldada contou tudo ao capitão da 1ª Companhia. Ele a orientou a pegar um atestado de 6 meses, para garantir o seu afastamento por instabilidade emocional e ficar longe das investidas do comandante.

“Mas não adiantou. No início de 2019, solicitei uma licença não remunerada de dois anos. Sugeri então ao meu marido que procurássemos um outro lugar para viver. Assim, viemos para a Praia Grande, para onde ele conseguiu se transferir. Mudei meu número de telefone e tudo parecia estar bem”.

Jéssica chegou a ficar dois anos e meio afastada do serviço para evitar contato com Cássio Novaes. No entanto, a licença acabou no mês passado e ela precisou voltar ao serviço. Ele conseguiu o telefone dela e as investidas recomeçaram e, segundo ela, cada vez mais insistentes.

“Eu pensei que precisava de provas porque ele sempre ia fazer isso e ninguém ia acreditar. Entrei em contato com um advogado e ele me orientou a ver até onde ele iria, deixando ele falar”, conta. “Foram coisas muito baixas. Me ameaçou de estupro e de morte”.

As ameaças de morte vieram também por áudios. Em uma das falas, o comandante afirma que “não existe segredo entre dois, um tem que morrer” e “quem não tem problema na vida, está no cemitério”.

Fim do sonho

Jéssica diz que ser policial era um sonho de infância, mas que hoje se arrepende de ter ingressado nos quadros da PM. “Eu sonhava em poder ajudar as pessoas, em ser reconhecida como uma protetora dos inocentes. Mas era tudo falso. Foi o fim de uma ilusão. Se eu pudesse, de alguma forma, avisar à Jéssica criança, lá no passado, daria dois tapas na cara dela e diria para ela acordar, procurar uma outra profissão”, declarou.

SAIBA MAIS: Soldada da PM denuncia coronel por assédio sexual: “Acabou com a minha vida”

A soldada resolveu denunciar na imprensa os assédios e ameaças pois ficou com muito medo. “Fiquei com pânico, o que me motivou foi o medo, eu conheço o sistema até por ser policial, é muito fácil ele mandar fazer alguma coisa comigo e a Polícia passar pano e [dizer] que por ser policial eu morri em serviço. Vou jogar isso para frente para as pessoas ficarem sabendo, como forma de proteção.”

“Eu não me sinto mais segura, ele pode deixar a poeira baixar e como qualquer policial que trabalha na rua está sujeito a morrer a qualquer momento, ele vai me matar, aí vai aparecer na nota da Polícia que eu estava na rua, troquei tiro com bandido e morri. Minha vida vale mais, hoje prezo pela minha vida, minha liberdade e ver meus filhos crescerem também, isso que é importante”, finalizou.

Jéssica contou que o ato de denunciar encorajou outras vítimas a denunciarem também. Segundo ela, Cássio Novaes já está sendo investigado por outros dois ou três documentos relacionados à assédio sexual.

Nesta quarta-feira, o advogado de Jéssica solicitou, de imediato, que a Justiça Militar e o Ministério Público tomem ciência do caso.

Recomendações


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia