Justiça : NO FORNO
Enviado por alexandre em 19/04/2021 15:00:00


Senado tem 10 pedidos de impeachment contra ministros
Atualmente, há 10 pedidos de afastamento de ministros do STF tramitando no Senado. Quem lidera o ranking de indicações é o ministro Alexandre de Moraes, com sete no total, sendo seis pedidos específicos contra ele e um que reúne todos os 11 integrantes da Corte.

Após a decisão do ministro Luis Roberto Barroso, para que a CPI da Covid fosse instaurada, o debate sobre a continuidade de juízes da Suprema Corte foi estimulado.

Leia também1 Alexandre de Moraes: A vida pregressa dos “Supremos”
2 Veja a vida pregressa dos “Supremos”: Cármen Lúcia
3 Veja a vida pregressa dos "supremos": Kassio Nunes
4 Veja a vida pregressa dos "supremos": Gilmar Mendes
5 Veja a vida pregressa dos "Supremos": Edson Fachin

Todas as petições que tramitam na Casa são de 2021. Além das seis contra Alexandre Moraes, as que restam se dividem entre Gilmar Mendes, Edson Fachin e Cármen Lúcia.

Desde 2008, foram 65 pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal, sendo 55 destes indeferidos. Alguns destes pedem a destituição de dois ou mais ministros.

Quando o presidente da República indica alguém para uma vaga no STF, essa pessoa precisa ser submetida a uma sabatina de senadores, que então votam se ela pode ou não assumir o cargo. O mesmo poder que o Senado possui para aprovar um novo membro da Corte, possui também para retirá-lo.

 

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia