Policial : ENCERRADA!
Enviado por alexandre em 01/04/2021 08:51:43

Após cinco anos, Lava Jato chega ao fim no RJ

Operação realizou mais de 300 prisões e recuperou quase R$ 4 bi

Por Lucas Janone, da CNN, no Rio de Janeiro

Carros da Polícia Federal em nova fase da Operação Lava Jato no RJ
Lava Jato no Rio encerrou as atividades com um saldo de 806 buscas e apreensões, 70 prisões temporárias e 264 prisões preventivas, 105 denúncias e 894 denunciados
Foto: CNN (19.ago.2020)

A Força Tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro chegou ao fim nesta quarta-feira (31). Após quase cinco anos de trabalho, a operação passa agora a incorporar o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), instituído no Ministério Público fluminense (MP-RJ).

A institucionalização da força-tarefa já havia sido anunciada em dezembro pelo procurador-geral da República, Augusto Aras. Com isso, as unidades no Rio e no Paraná foram descontinuadas. Atualmente, a equipe de trabalho possui 55 operações abertas e 894 pessoas denunciadas.

A Lava Jato no Rio, entretanto, encerrou as atividades com um saldo de 806 buscas e apreensões, 70 prisões temporárias e 264 prisões preventivas, 105 denúncias e 894 denunciados. No total, a força tarefa conseguiu recuperar R$ 3,8 bilhões provenientes de acordos de colaboração premiada. 

Comandada pelo procurador Eduardo El Hage, a equipe de trabalho no estado do Rio também ficou conhecida pelo combate à corrupção e pela investigação de nomes importantes da política brasileira. Entre eles, a organização criminosa chefiada pelo ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, preso há  pouco mais de quatro anos.

O ex-presidente Michel Temer foi outro denunciado pelo braço fluminense da Lava Jato. Além de políticos, a operação também mirou empresários como Eike Batista e o ‘doleiro dos doleiros’ Dario Messer.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia