Saúde : Terra do governador
Enviado por alexandre em 27/08/2011 15:55:58



Relatório aponta caos na saúde de Ariquemes, cidade do governador Confúcio Moura



Um relatório apresentado pelo vereador Clovis José (PMDB) ao prefeito de Ariquemes José Márcio Londe Raposo (DEM) e a secretária de Governo Débora Raposo mostra que a saúde do município está um verdadeiro caos. As imagens e entrevistas gravadas em vídeo mostram como é a rotina do Hospital Regional da cidade e das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município: corredores lotados, com longas filas para conseguir atendimento.

O cenário é apenas o início do sofrimento de quem depende do serviço público de saúde em Ariquemes. Nas paredes do Hospital Regional do Município os avisos: Faltam profissionais. Aparelhos para realização de exames quebrados. Fila de espera para a realização de exames e consultas com especialistas. “Não estamos sendo bem atendidos. Faltam médicos, exames de ultrassom, ginecologista...a gente sempre tem que esperar até dois meses para conseguir fazer um”, denuncia a dona de casa, Antônia Nascimento. “Nada foi resolvido, como cidadão a gente tem que ficar se humilhando em cada Hospital que passa. Fui ao Regional e não fui atendida porque agora só atendem emergências. Eu espero que o Governo do Estado junto com o município resolva esta situação que está precária para todos”, complementa a promotora de Vendas, Madalena da Costa.

“Sem remédio”

Em todas as unidades de saúde do município, sem exceção, faltam técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e assistentes administrativos para atender a população. Soma-se a isso, a falta de equipamentos e medicamentos básicos, e pasmem, até material de limpeza.

Segundo os coordenadores de programas de saúde do município, há três meses Ariquemes não recebe remédios para o programa de hipertensão e diabetes e há sete meses os postos de saúde não recebem produtos de limpeza.

A pergunta é: porque os materiais não foram comprados pela Secretaria Municipal de Saúde, se a verba existe e está liberada desde o início do ano? A resposta, ninguém sabe. Ao realizar o levantamento, o vereador Clóvis flagrou um aparelho de ultrasonografia parado há mais de um ano a espera de um técnico. A informação foi confirmada pela diretora da UBS do Setor 9, Edna Machado. “O aparelho ajudaria as gestantes que moram na localidade e com isso, a desafogar o Hospital Regional”, afirma ela.

Na Unidade do bairro mutirão, o aparelho para realização de preventivo está quebrado, a torneira amarrada com uma luva cirúrgica, a água é servida em garrafas reaproveitadas e os pacientes sequer têm onde sentar para esperar o atendimento.

No setor 10 o enfermeiro responsável confirma que este mês a situação chegou aos caos, especialmente com relação à falta de medicamentos. No Centro Odontológico, os aparelhos também não funcionam e em épocas de chuva, é impossível trabalhar por causa das goteiras. O Centro de Internação Domiciliar perdeu a única ambulância que tinha. Na Farmácia Básica também faltam medicamentos, espaço, funcionários e sequer tem um banheiro.

O horror

No pátio do Hospital Regional, uma ambulância está parada há mais de um ano a espera de conserto. Na sala de espera, os pacientes contam o que passam para conseguir atendimento. “Vim aqui umas seis vezes. A fila é enorme. A gente levanta de madrugada, vai ao Posto e também não consegue uma consulta. Estou rodando pra lá e pra cá desde fevereiro e até hoje nada”, diz a dona de casa Cacila de Oliveira que precisa de atendimento com um ortopedista. “Eu estou há quatro meses tentando atendimento”, acrescenta a autônoma Maria Lucia que sofre com um problema sério na coluna.

A falta de estrutura no Hospital Regional de Ariquemes chegou ao horror de transformar os servidores, que também sofrem com o caos na saúde do município, em pacientes. “A grande dificuldade que temos hoje, é a falta de investimentos em equipamentos. Além de baratear o custo dos exames, a aquisição aumentaria a qualidade e agilizaria a prestação de serviços a comunidade. Mas infelizmente não temos tido isso”, lamenta o bioquímico Fabrício Ismarra.

Na lavanderia, uma máquina estragada há anos não recebe reparo adequado. O barulho é ensurdecedor. “Não aparece ninguém pra fazer nada. A máquina está com problema, o que segura ela é uns pedaço de pau”, afirmam as servidoras gerais: Antônia Maria e Valmir Crigas que já estão com problemas de audição por causa do defeito.

Providências

Ao entregar o relatório, o vereador Clovis José explicou que o levantamento foi realizado no mês em que a Câmara esteve em recesso. “A conclusão que chegamos é que a saúde de Ariquemes está de mal a pior e a população está à mercê da sorte”, disse, pedindo que o Governo Municipal utilize os R$ 3,5 milhões em emendas contingenciadas da Assembleia Legislativa do Estado para melhorar a saúde do município. “Tem que melhorar, não podemos ficar nesse descaso e deixar a população nessa situação”, resumiu.

O prefeito Márcio Raposo (DEM) disse que vai se reunir com o secretário de saúde Carlos Alberto Caieiro, administradores e procuradores do município para analisar o relatório “e tomar decisões”. Agradeceu o vereador por ter realizado o trabalho e o entregado ao Executivo.

O prefeito disse ainda que tem conhecimento da maioria dos problemas e garantiu que a situação pode ser melhorada. Entre as primeiras medidas estão as reformas, reparos nas instalações elétricas e aquisição de equipamentos que, segundo ele, poderão ser feitas através dos R$ 3,5 milhões.





Produção: Global Marketing

Redação: Jaqueline Alencar/colaboradora


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia