Educação : É qualificado?
Enviado por alexandre em 13/07/2011 00:29:14



Educação e o nada modesto Júlio Olivar o novo titular da SEDUC e queridinho do govdrnador Confúcio Moura

RUBENS COUTINHO, editor do TUDORONDONIA

Ninguém sabe o que levou o governador Confúcio Moura a se “apaixonar” pelo “comunista” Júlio Olivar, atual superintendente de Turismo de Rondônia. Talvez seja porque Júlio Olivar é um sujeito educado e gosta de viajar, daí suas qualificações para assumir duas importantes pastas governamentais – a Educação e o Turismo.

Sobre Júlio Olivar, sabe-se que é um jornalista bastante respeitado em Vilhena, que foi candidato a vice-governador de Rondônia na chapa da ex-senadora Fátima Cleide e...só.

Injustiça: ele também concluiu o segundo grau e escreveu dois livros, um deles, a biografia de um vereador de Vilhena.

Certeza mesmo é que, ao colocar Júlio Olivar na Seduc, Confúcio está apenas trocando seis por meia dúzia e, de quebra, comprando uma briga com a Educação, além de descontentar trabalhadores, o sindicato da categoria e aliados políticos, que não vêem competência suficiente no pupilo do governador para assumir tão espinhosas atribuições.

No entanto, pode-se acusar Júlio Olivar de não ter qualificações para cargos como superintendente do Turismo e secretário de Educação, mas de uma coisa todos ficaram certos a partir das primeiras declarações do jornalista-educador após ser anunciado para ocupar a cadeira número 1 da Seduc: modesto é que ele não é.

Talvez salvo Confúcio Moura e o próprio Júlio Olivar, ninguém conhece um único projeto que este tenha realizado na Superintendência de Turismo nos últimos seis meses; mesmo assim, Olivar deu a surpreendente declaração de que, sem ele, as coisas por lá vão parar, se é que algum dia andaram.

Portador do raro dom da ubiqüidade, disse o afilhado de Confúcio: “ Já deixei acertado com o governador que não poderei deixar a Setur agora, pois tenho vários projetos sendo executados e a minha saída poderia paralisar essas iniciativas importantes para Rondônia”. Ou seja, sem ele o Turismo em Rondônia não terá futuro, embora não tenha sequer presente.

De tanto ler as patacoadas e os devaneios de Confúcio no blog do governador, Júlio Olivar incorporou o espírito do professor Darcy Ribeiro e saiu-se com a “inovadora” idéia de adotar a educação integral em Rondônia, um Estado onde boa parte das escolas tem imensa dificuldade de funcionar até mesmo em período normal e ameaça desabar sobre a cabeça dos alunos.

Sobre salário que é bom o novo Paulo Freire de Rondônia não deu uma única palavra, mas adiantou o que aguarda mais de 3.700 professores que, por diferentes razões, estão fora de sala de aula: quer todos de volta às escolas.

Como se vê, se lhe faltam qualificações como educador, sobra-lhe imodéstia.



Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia