Painel Político : Painel Político Alan Alex
Enviado por alexandre em 08/08/2019 23:05:27

E ainda, grupos políticos se organizam nos bastidores de olho na sucessão estadual em 2022. Conheça os bastidores

Na Draco

O secretário Chefe da Casa Civil Júnior Gonçalves entregou seu aparelho de celular à delegacia especializada em crime de corrupção, para ser periciado no caso dos “prints” com diálogos ofensivos à parlamentares. O episódio foi classificado pelo governo como uma tentativa de desestabilizar as relações com o legislativo, mas o próprio Marcos Rocha deu apoio a seu secretário. A polícia está empenhada em encontrar os responsáveis pelo caso.

Só na superfície

Nos bastidores comenta-se que o clima de ‘paz e amor’ que reina entre o legislativo rondoniense e o executivo não passa de mero teatro. Na superfície, águas tranquilas, porém, pouco abaixo, águas revoltas brigam de olho nas eleições de 2022. É, você não leu errado. Tudo que acontece atualmente é focado na sucessão de Marcos Rocha, que muitos apostam, não consegue se segurar no cargo até o fim do mandato, ou se chegar, vai estar bem fragilizado.

Ponto fraco

E o ‘calcanhar de Aquiles’ do governador seria sua esposa, Luana. A primeira-dama, que também é secretária de Ação Social, não está navegando em mares tão tranquilos quanto ela imagina. E como diriam os “Stark”, ‘the winter is coming’.

O fiel da balança

Chama-se Ministério Público do Estado. Para bom entendedor, nem precisa explicar.

Enquanto isso

O PSL trabalha claramente rachado em Rondônia. Um grupo, capitaneado pelo empresário Jaime Bagattoli, de Vilhena, que concordou, mas não digeriu sua derrota em 2018 para o Senado. Bagattoli entende que poderia ter tido um pouquinho de apoio por parte de Marcos Rocha no processo eleitoral, e não teve. Outro grupo é o do governador, que tenta se organizar e fortalecer. As eleições de 2020 serão importantes para todos os grupos políticos de Rondônia. Os que conseguirem mais prefeitos e vereadores, já largam na frente para 2022.

Um olho no peixe…

Marcos Rogério não esconde de ninguém que sonha em comandar o governo a partir de 2023, e como teve uma vitória significativa para o Senado, está cacifado. Para isso, vem trabalhando nos bastidores e organizando tanto sua legenda quanto uma aliança com os tucanos.

Outro no gato

Expedito Júnior, que perdeu a eleição para Marcos Rocha está mais vivo que nunca, e segue articulando para dar as cartas no processo eleitoral de 2020 e 2022. Mas os planos de Expedito e seu grupo passam diretamente pela reeleição de Hildon Chaves. Se Hildon não conseguir, a coisa vai ficar complicada.

O que era ruim

Ficou pior. Acadêmicos do curso de Direito da Universidade Federal de Rondônia estão se queixando da falta de transporte e da mudança nos horários do curso. Por determinação do Consad, as aulas iniciam às 18h50 e terminam às 23 horas, só que, ao saírem neste horário, eles chegam na cidade por volta das 23h30, 23h40, e não mais ônibus circulando na cidade. Tem gente dormindo no campus. É bom eles aproveitarem…por enquanto, ainda tem uma universidade, vai saber até quando…

Impressionante benefício da insulina intranasal em retardar a demência

A aplicação diária de insulina intranasal pode ser eficaz para retardar a progressão do comprometimento cognitivo leve ou da doença de Alzheimer, sugere nova pesquisa. Pesquisadores descobriram que a insulina intranasal administrada por meio de um novo dispositivo diminuiu a velocidade do declínio cognitivo em um a dois anos. “A magnitude do benefício é impressionante”, disse ao Medscape a pesquisadora do estudo, Dra. Suzanne Craft, Ph.D., professora de gerontologia e de medicina geriátrica na Wake Forest School of Medicine, em Winston-Salem, Carolina do Norte. “Este é o primeiro estudo no qual um medicamento foi administrado por via nasal para tratar a doença de Alzheimer”, disse a Dra. Suzanne. Os achados foram apresentados no Alzheimer’s Association International Conference (AAIC) de 2019.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia