Resenha Política : Resenha Política por Robson Oliveira
Enviado por alexandre em 13/05/2011 18:24:01



Resenha Política
Robson Oliveira

'Bundão'
Foi no mínimo um gesto de grosseria por parte de um suposto representante policial baiano que desembarcou no movimento dos policiais militares insurretos de Rondônia para insultar o senhor governador de 'bundão'. Nessas questões envolvendo reivindicações trabalhistas (justas ou não), espera-se pelo menos civilidade e respeito.

Farsante
Uma nota publicada em um site rondoniense acusa o boquirroto baiano de deputado estadual. A coluna não conseguiu confirmar se ele (suposto representante de uma associação que congrega policiais militares) informou que é parlamentar, mas como não desmentiu a informação, além de falastrão e boquirroto, é farsante. Restou comprovado que nas últimas eleições baianas o rapaz não conseguiu votos suficientes para se eleger. É o que no jargão jornalístico agente chama de candidato com as partes anatômicas traseiras flácidas.

Reação
Coube a alguns deputados estaduais rondonienses a reação contrária aos impropérios do policial baiano. O que fizeram com sabedoria, visto que (macaquiando Confúcio Moura) Rondônia não é casa de mãe Joana. Ninguém torcia para que o governador respondesse as grosserias do indigitado, seria diminuir o cargo que ocupa, mas o silêncio covarde da assessoria incomoda. Isto tem refletido negativamente junto ao eleitor que abomina governos fracos.

Nu
Os principais problemas que o governo vem sendo compelido a enfrentar na área política demonstra sua debilidade por falta de um interlocutor ágil, competente e capaz de fazer a interlocução com os principais atores da política estadual, em especial com os movimentos organizados. Esta inércia tem passado a falsa impressão de que o governo está perdido. E não está. No entanto, temos que reconhecer que no campo político o rei está nu.

Capacidade
Depois dos fatos envolvendo o movimento de sublevação dos policiais militares era previsível que as demais categorias do serviço público estadual começassem a se mobilizar para também conseguir algum aumento salarial. Aqui não discutimos se os reajustes reivindicados são justo (e são), mas a capacidade da máquina estadual suportar tais aportes sem colocar em risco investimentos estruturais que necessitam para que o estado se desenvolva e, assim, gerar mais empregos e renda.

Duelo
O deputado estadual Hermínio Coelho (PT), durante uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa para debater a encrenca das obras das usinas de Jirau e Santo Antônio, caiu na besteira de alfinetar o preparado deputado federal Rubens Moreira Mendes (PSD), que estava presente ao evento. Ao perceber a provocação, Moreira Mendes pediu a palavra e devolveu as alfinetadas ao petista com inteligência e sabedoria. Populares presentes que assistiam a cena deram boas gargalhadas pela cara de paisagem feita por Hermínio.

Transposição
A Casa Civil do Governo Federal contatou os órgãos federais rondonienses para verificar se há alguma obra federal pronta para ser inaugurada. É que o Planalto começa a preparar a vinda da presidente Dilma Rousseff a Rondônia para assinar o decreto da transposição e quer justificar a vinda com inauguração de obras federais. Isso significa dizer que a novela da transposição está chegando ao seu capítulo final.

Fecomércio
Longe dos olhos dos logistas e das autoridades virou uma briga de foice a disputa pelos nacos de poder exercido pela Federação de Comércio de Rondônia. Surgem de lá informações que necessitam uma apuração minuciosa dos órgãos fiscalizadores. A pendenga da eleição terminou sendo levada para o exame do judiciário que, aliás, já se pronunciou liminarmente. Mais ainda está longe de uma solução. “Desta sinecura ainda sai muitos coelhos”...

Jaboti
Nos bastidores da administração estadual corre a informação de que o executivo vai adquirir um sofisticado programa de informática para implementar na rotina da administração, abolindo parte do uso do papel. Uma inovação e tanto. Merece elogios porque coloca a disposição de todos uma ferramenta mais ágil, dinâmica e fácil de se usar. O problema são as informações suplementares e ainda não comprovadas da forma pela qual vai ser adquirida a ferramenta. E quem são seus verdadeiros beneficiados.

Registro
A coluna registra a posse do novo Procurador Geral de Justiça, Dr. Heverton Aguiar. Trata-se de um dos mais bem preparados quadros do 'parquet' e um dos melhores professores de direito que atuou nas Faculdades rondoniense. Os ex-alunos do mestre estão orgulhosos da sua vitória e do posto que passará a responder.

Código
Ainda veremos muito barulho ecoando das vozes dos ruralistas e dos ambientalistas antes da votação do novo Código Florestal. A base governista da Câmara dos Deputados estão divididos e não há consenso com as modificações inseridas pelo relator, deputado Aldo Rebelo. Por enquanto, todos gritam e ninguém se entende. E no grito, quem perde é o país!



Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia