Política : Preservação
Enviado por alexandre em 14/05/2010 10:36:52



Polícia Ambiental e diversos órgãos de preservação ambiental dinamizam ações no rio Palmeira em Espigão




O Major do Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), Beutler, juntamente com EMATER/RO, SEDAM e administração municipal se reuniram para traçar um cronograma de trabalho sobre a recuperação da mata ciliar do rio Palmeira em Espigão do Oeste na manhã desta quinta (13). As reuniões aconteceram no escritório local da EMATER e também no gabinete do prefeito Célio.

De acordo com informações do Major, toda a extensão do rio e de alguns de seus afluentes recebeu técnicos do Batalhão e dos órgãos envolvidos. “Fizemos recentemente um estudo sobre todos os impactos negativos sofridos pelo rio Palmeira e seus afluentes. Foi possível através do levantamento de dados feitos pelos órgãos e técnicos do BPA, analisar que as medidas de recuperação e preservação de toda a extensão do rio até a sua nascente, são de caráter emergencial e de urgência”, afirmou o militar.

O Major Beutler deixou claro ainda que a Polícia Ambiental não esta no município apenas como órgão fiscalizador de madeireiras. “Nossa função não é apenas fiscalizar madeireiras e onerar através de multas essas empresas que apresentem de alguma forma irregularidades. A função do BPA é também orientar na preservação e extração de maneira consciente dos recursos naturais”, disse.

Bleuter disse que Rondônia enfrenta em pelo menos metade dos municípios, problemas no abastecimento de água. A situação também é critica em Jaru, Theobroma, Machadinho do Oeste, Jorge Teixeira e em mais 35 cidades do mesmo porte, sem contar a capital Rondoniense. “O município de Ouro Preto do Oeste foi o sinal de alerta com a revitalização do rio Boa Vista. A época os mesmos órgãos envolvidos na preservação do rio Palmeira, fizeram um excelente trabalho em conjunto com a comunidade daquele município e atualmente, o rio já apresenta sinais de revitalização”, disse.

Presentes na reunião que aconteceu no gabinete da administração municipal, estavam o Major Bleuter, 3º Sargento PA Ailmo, representantes da EMATER/RO, Erick Nogueira e Humberto, representantes da SEDAM, Sebastião Freitas e José Carlos, secretário municipal de agricultura, Carlos Antônio (Carlinhos), chefe de gabinete da administração Geisiel e também o engenheiro hidrográfico Julio, que fez um levantamento recentemente sobre a poluição das águas do Palmeira e a conclusão não foi das melhores.

Em breve conversa com o prefeito de Espigão, o comandante do BPA, Bleuter foi enfático em afirmar que uma das principais providências que serão tomadas em regime emergencial após a recuperação da mata ciliar, será a retirada de toda e qualquer barragem (represas e açudes), nas proximidades do rio. “Não poderão ficar represadas as águas do rio, pois, sendo assim elas beneficiarão apenas uns poucos moradores do município”, disse Bleuter.





Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia