Brasil : 2º Turno
Enviado por alexandre em 07/10/2010 21:39:27



Feriado prolongado tende a aumentar abstenção no 2º turno em Ouro Preto do Oeste

A abstenção no segundo turno tende a ser maior que a registrada em 3 de outubro, o que pode influenciar o resultado da eleição para presidente e governador em Rondônia.

Dois fatores contribuem para isso: a data do segundo turno, 31 de outubro, no meio de um feriado prolongado — dia do servidor público, em 28 de outubro, e Finados, em 2 de novembro — e o número recorde de estados (18) onde já foram escolhidos os governadores na primeira votação.

No primeiro turno, o município de Ouro Preto do Oeste que tem duas zonas eleitorais registrou abstenção de 4.860 votos (25,82%) e 13.962 votos validos na 13ª ZE, já na 28ª ZE abstenção foi de 2.872 votos (24,71%) e 8.753 votos validos (75,29%).

Não terão segundo turno para governador os oito maiores colégios eleitorais — São Paulo, Minas, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná e Ceará —, o que deve contribuir para a desmobilização do eleitor.

O exemplo das últimas eleições municipais do Rio ilustram o impacto do feriado nas votações. Em 2008, o governador Sérgio Cabral (PMDB) antecipou o dia do servidor e, com isso, a abstenção no segundo turno foi de 20,25%, recorde na cidade — bem acima da abstenção do primeiro turno, de 17,91%.

Esse crescimento foi maior que a variação natural de um ponto percentual entre a primeira e a segunda votações.

“As campanhas terão que dar atenção ao fato do segundo turno ser realizado às vésperas de um feriado nacional geral e, logo em seguida, a um feriado especifico para o funcionalismo público, 28 de outubro, dia do servidor público. Com seis dias potenciais de feriado, pode não ser desprezível uma campanha pela participação e ação de militância para convencimento da importância do voto, Acho bem possível que o índice de abstenção seja maior que os já registrados”, afirmou o advogado especialista em direito eleitoral Caetano Neto.


Autor: Alexandre Araujo

Fonte: ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia