Brasil : PMDB
Enviado por alexandre em 19/07/2010 02:36:53



Confúcio defende profissionalização e metas para boa administração

Candidato defendeu a despolitização de setores chaves como educação, saúde, segurança pública e meio-ambiente

Entrevistado do programa Via Sat, da TV Candelária, na manhã deste sábado (17) o candidato ao governo pela coligação ‘Aliança por uma Rondônia Melhor para Todos’ (PMDB-PDT-PCdoB-DEM-PRTB), Confúcio Moura, defendeu um modelo de administração pública que valorize a profissionalização do Estado, que crie programas de reconhecimento do mérito, que substitua ao máximo os cargos comissionados por profissionais concursados e, sobretudo, que promova a despolitização de setores vitais, como as pastas da educação, da saúde, do meio ambiente e da segurança pública.

Transmitido aos sábados e captado ao vivo em 28 municípios, o programa é dividido em cinco blocos e vai ouvir os cinco candidatos ao governo. Cada um deles abordou propostas para as áreas da educação, saúde, meio ambiente e segurança pública. No quinto bloco, destinado às perguntas, o programa recebeu mais de cinqüenta perguntas que foram respondidas pelo candidato aos telespectadores dos diversos municípios que recebem a programação da TV Candelária.

O candidato peemedebista foi o segundo entrevistado da série. O primeiro, realizado na semana passada, com o candidato a vice na chapa do atual governador João Cahulla, deputado Tiziu Jidalias – vez que Cahulla alegou problemas na agenda – teve menos da metade da participação dos telespectadores.

“Seguro, focado e esclarecedor”. Assim os entrevistadores Léo Ladeia e Sérgio Mello avaliaram a desenvoltura de Confúcio após a transmissão.

O primeiro tópico da entrevista foi sobre a educação, exatamente a área que Confúcio Moura defende como esteio principal de qualquer administração pública. O candidato criticou a “lenga-lenga dos discursos de campanha que defendem a prioridade para a educação, mas que quando posto em prática, levam o estado para as últimas posições, como aconteceu com Rondônia, na avaliação do Ideb, em q ue fomos classificados como um dos piores estados do país”.

O candidato peemedebista disse que uma boa política educacional deve partir da implantação do reconhecimento remunerado da meritocracia, como forma de incentivar os professores. Defendeu também uma boa gestão da receita, para que os recursos cheguem até as escolas “e não se percam no longo caminho da burocracia”.

Primeiro prefeito a implantar o modelo de educação integral em Rondônia, quando administrou Ariquemes, Confúcio defendeu uma “roupagem pedagógica nova”, por meio da padronização dos conteúdos básicos do ensino e anunciou a inclusão de dois novos profissionais na rotina escolar: assistente social, para interagir com as famílias, e psicólogo, para atuar nos conflitos.



Segurança Pública

Ex-sargento da Polícia Militar, quando ainda era estudante de medicina, o peemedebista é um conhecedor das necessidades e das fraquezas deste setor. Para ele, é preciso investir, sobretudo, na inteligência científica. “Precisamos instrumentalizar as delegacias, profissionalizar nossos policiais para uma investigação bem feita”, propôs Confúcio, destacando ainda que a Segurança Pública deve atuar em estreita ligação com as secretarias da educação, da saúde e da assistência social.

Com relação à Polícia Militar Confúcio disse que irá acabar com a quebra da hierarquia, em que sargento manda em coronel e promoções são feitas com base no critério do grau da amizade com o governador. “As promoções devem obedecer à regra cronológica ou de merecimento. Jamais, porque o policial é amigo do governador”, criticou.

Sobre o perfil para ocupar o cargo de secretário de segurança, Confúcio disse não ver no posto, “uma pessoa que não leia um artigo sequer de especialistas, que não leia revistas e não saiba das notícias nos jornais”.

Meio Ambiente

Esta é uma área em que a primeira medida a ser tomada é, segundo a determinação de Confúcio, a despolitização total da pasta. “A Sedam é uma secretaria em que a maioria dos cargos, inclusive os de caráter essencialmente técnico, é ocupada por indicações políticas. Vamos acabar com isso e promover concurso público para o preenchimento das vagas”.

Ele disse ainda que, num eventual governo sob seu comando, irá descentralizar a pasta para que ações como licenciamento ambiental sejam feitas no próprio local.

O candidato do PMDB defendeu também a recriação do Instituto de Florestas e o investimento maciço na expansão da piscicultura. Aproveitou para elogiar o relatório do deputado federal, Aldo Rebelo, do PCdoB, que reforma o Código Florestal Brasileiro e disse que com ele, o meio rural está otimista e pacificado.

Saúde

Médico por formação, Confúcio disse que um dos grandes problemas do setor é de gerenciamento, tanto de recursos quanto de gestão. “É um setor que não admite improvisação, como vemos em Rondônia, em que as unidades administradas que não conhecem o setor se preocupam mais com a produtividade que com a qualidade do serviço oferecido”.

O candidato disse ainda que para resolver o problema da escassez de profissionais da área médica, vai procurar o Ministério Público para negociar salários que sejam atrativos para especialistas. “Temos informação de que em Rondônia existem apenas 25 anestesistas. Se isso for fato, é o caos absoluto”, avaliou.

Por fim, Confúcio sugeriu a implantação de residências médicas nas quatro escolas de medicina existentes em Rondônia, para a formação de profissionais das áreas mais escassas.

Ao final, Confúcio Moura respondeu às perguntas dos telespectadores, que abordaram temas como relacionamento com o funcionalismo, concursos públicos, democracia, relacionamento com os Poderes e instituições, metas de desempenho, esportes, e até mesmo sobre empréstimo consignado, operação que prometeu agir “com mão-de-ferro”, para evitar juros distorcidos e corrosão salarial.



Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia