Brasil : ESPERTEZA
Enviado por alexandre em 18/07/2010 00:20:00



Fichas-sujas lançam parentes para não ficarem de fora da eleição e continuarem sugando o suor do povo

A aprovação do projeto Ficha Limpa fez surgir um novo personagem para as eleições de 2010: o candidato reserva. Com medo de ficar fora da disputa, concorrentes ao pleito de outubro que podem ser barrados pela nova legislação lançaram parentes para disputar o mesmo cargo ao qual competem.


A artimanha tem explicação: caso sejam realmente impedidos de se candidatar pela Justiça Eleitoral, entra em cena o filho, a mulher ou a irmã para tentar manter a herança política da família. Pesadelo de políticos encrencados com a Justiça, a Lei Ficha Limpa impede candidaturas de condenados em decisões colegiadas.


Embora o Ministério Público Eleitoral (MPE) já tenha apresentado impugnação para conter os chamados fichas-sujas, a Justiça Eleitoral ainda não deu posição final sobre as representações. Pela legislação, os pedidos de candidatura poderão ser julgados até 5 de agosto. Mesmo os impedidos de se candidatar pela nova lei têm direito de apresentar defesa.

No município de Jaru distante 290 km da capital Porto Velho a família Santos que se perpetua no poder há vários anos parece que não quer largar o “filé mignon”, os Muletas como são conhecidos desde que chegaram a região oriundos do nordeste brasileiro sempre tiveram representantes na política local e estadual.

O ex-deputado estadual João da Muleta que foi pego na operação “Dominó” deflagrada pela Polícia Federal no ano de 2004 que acabou com a roubalheira existentes nos três Poderes de Rondônia na ocasião pessoas importantes da política e da Justiça foram presos.

O atual deputado estadual Amauri dos Santos (PMDB) irmão de João da Muleta quando prefeito do município de Jaru teve sérios problemas com a Justiça e até hoje responde a processos por crimes contra o erário público como: desvios de verbas, direcionamento de licitações entre outros.

Inelegíveis por conta da Ficha Suja os irmãos Muletas encontraram, a forma caseira para continuar no Poder a exemplo do que ocorre atualmente quando o prefeito de Jaru Jean das Muletas é um mero figurante porque na realidade quem manda é o ex-deputado João das Muletas que é considerado um mestre na arte do assistencialismo, mas com o dinheiro do povo.

O deputado Amauri dos Santos (PMDB) indicou o seu filho Rafael dos Muletas para concorrer a vaga de deputado estadual e o ex-deputado João das Muletas indicou a sua irmã Nadja dos Muletas para uma vaga na Câmara federal como se vê não é por falta de Muletas que o povo vai ficar sem andar ou seja são muitas Muletas para um povo ordeiro e trabalhador como é o povo de Jaru e região.

Outro que colocou um parente de sobre aviso é José Carlos de Oliveira, o ex-presidente da Assembléia Legislativa, mais conhecido como Carlão de Oliveira, que foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia por formação de quadrilha, corrupção passiva e concussão (exigir vantagem indevida). Carlão colocou o seu filho Jean Oliveira que é vereador em Porto Velho para concorrer a uma vaga de deputado estadual pelo PSDB.

Já os irmãos Donadon (Natan deputado federal e Marcos deputado estadual ambos do PMDB) considerados Fichas Sujas não indicaram seus reservas (oficialmente) em um eventual barracão de candidatura por parte da Justiça.

Para o advogado e cientista político Caetano Vendimiatti Neto, a proliferação do “candidato reserva” representa, na realidade, mais uma repercussão positiva da lei do Ficha Limpa. “Isso mostra que os políticos problemáticos estão amedrontados. Desesperados, eles vão tentar eleger os parentes, o que não é ilegal do ponto de vista jurídico. Apesar de ter sido enfraquecido nos últimos anos, esse fenômeno do familismo ainda pode ser notado no período eleitoral”, explicou o advogado que é especialista em legislação eleitoral.


Autor: Alexandre Araujo


Fonte: ouropretoonline.com




Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia