Brasil : COMPROMISSO
Enviado por alexandre em 13/01/2012 01:30:00



Governador e secretários assinam termo de pactuação do Plano FutuRO
Durante reunião realizada nesta terça-feira, o governador Confúcio Moura e todos os secretários formalizaram os compromissos que cada Secretaria de Estado tem com as metas do Plano FutuRO e as respectivas responsabilidades para o alcance dos resultados do Programa de Superação da Pobreza e Erradicação da Extrema Pobreza do Governo de Rondônia. Todos assinaram o Termo de Pactuação, que representa um acordo de resultados, se comprometendo com o maior projeto de ação social da região norte que prevê ações simultâneas de inclusão social e desenvolvimento.

Governador e secretários assinam termo de pactuação do Plano FutuRO
A secretária de Estado de Ação Social, Claudia Moura, apresentou ao governador e aos secretários as fases de trabalho do Plano FutuRO, cuja primeira etapa começa na próxima semana, nos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré. Na oportunidade, entra em ação o Projeto Porta a Porta que, através de ação denominada “busca ativa”, irá identificar as famílias que vivem em situação de pobreza e de pobreza extrema nestes municípios, a fim de inseri-las no Cadastro Único e, posteriormente, incluí-las como beneficiárias em um ou mais programas sociais previstos no Plano. Na próxima segunda-feira, o governador
Confúcio Moura deve assinar um Termo de Cooperação com os prefeitos destes dois municípios.
Entre os programas do Plano FutuRO estão previstos para serem implantados até o mês de março, outros projetos na área de saúde, assistência social, inclusão produtiva, qualificação profissional e fortalecimento das redes socioassistenciais. Em janeiro, já entrou em ação também o projeto de habitação, através do qual o governo assinou contratos com a Caixa Econômica Federal para a construção imediata de 2,6 mil casas na área urbana e rural. O programa de habitação, em suas fases seguintes, prevê para este ano a construção de cerca de mais 5 mil novas unidades habitacionais.

O Programa de Transferência de Renda, que envolvem os projetos Bolsa Futuro, Bolsa Guaporé e Bolsa Futuro Jovem, devem entrar em operação a partir da aprovação de Projeto de Lei que tramita na Assembléia Legislativa. Os projetos irão atender cerca de 20% da população do Estado que vivem em situação de elevada vulnerabilidade social. Os programas não visam apenas oferecer assistência financeira às pessoas necessitadas, mas também gerar oportunidades para que tenham uma vida melhor, através da geração de renda e da economia solidária, em etapas subsequentes.

O governador Confúcio Moura ressaltou a importância do Plano FutuRO e disse que o projeto necessita de muitas mãos para que o Estado possa melhorar os seus indicadores. “Quero todo mundo trabalhando de forma arrojada e assim teremos bons resultados” disse o governador aos secretários.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia