Bandeira de Pernambuco é confundida com LGBTQIA+ no Catar

Data 24/11/2022 10:35:12 | Tóopico: Regionais

Bandeira de Pernambuco é confundida com LGBTQIA+ no Catar
Em um vídeo publicado no Twitter, o profissional contou que locais e policiais o abordaram após confundirem a bandeira de Pernambuco, que possui um arco-íris, com a bandeira LGBTQIA+

A bandeira de Pernambuco foi confundida com um símbolo LGBTQIA+ nos arredores do Estádio Nacional de Lusail, no Qatar. Segundo o jornalista Victor Pereira, pessoas avançaram sobre duas mulheres que carregavam a bandeira do estado nordestino, vista como um símbolo LGBTQIA+ devido ao arco-íris em seu desenho. De acordo com Victor, os agressores pegaram a bandeira, jogaram-na no chão e pisaram.

O jornalista afirma que começava a filmar a situação quando os agressores, dentre os quais estariam policiais, pegaram seu celular, obrigando-o a apagar o vídeo que gravava. Victor está credenciado para cobrir a Copa do Mundo por diversos veículos de mídia e acompanhava a partida entre Argentina e Arábia Saudita.

Em outro vídeo, gravado por terceiros, ele aparece discutindo com um homem, rodeado por pessoas uniformizadas que carregam credenciais no peito –funcionários voluntários da Copa.

A violação de direitos LGBTQIA+ é um dos principais assuntos da Copa. Nos últimos dias, protestos foram registrados na Europa contra a realização do evento. Seleções do velho continente também ameaçaram entrar em campo com mensagens contra a homofobia, mas foram barradas pela FIFA, que decidiu punir com cartões amarelos quem se manifestar.

EDUARDO MARINI
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)



Veja o que significa o arco-íris da bandeira de Pernambuco, confundida no Catar como apoio LGBTQIA+


A bandeira de Pernambuco virou centro de discussões na internet por ter sido confundida no Catar, país-sede da Copa do Mundo, com um símbolo de apoio à comunidade LGBTQIA+.

Isso porque a flâmula tem em sua composição a imagem de um arco-íris. O jornalista e correspondente da Folha de Pernambuco no Catar, Victor Pereira, foi atacado por policiais locais, que chegaram a pisotear o símbolo.

Idealizada pelos revolucionários de 1817, a bandeira pernambucana foi oficializada como símbolo do Estado na gestão do governador Manuel Antônio (1915-1919).

O arco-íris, que tem as cores verde, amarelo e vermelho representa a união de todos os pernambucanos. O símbolo ganhou a bandeira em 1817, quando Pernambuco, por cerca de 70 dias, tornou-se uma nação independente no contexto da Revolução Pernambucana, movimento libertário e pioneiro de separação de Portugal.

Antes de ganhar as cores atuais, o arco-íris era vermelho, amarelo e branco para representar o início de uma nova era de paz, amizade e união.

A cor azul do retângulo superior simboliza a grandeza do céu pernambucano. A cor branca representa a paz.

A estrela caracteriza o Estado no conjunto da Federação. O sol é a força e a energia de Pernambuco. A cruz representa a fé na justiça e no entendimento, além de fazer referência ao primeiro nome do Brasil: Terra de Vera Cruz.

A Fifa, entidade que administra o futebol mundial, anunciou a abertura de uma investigação sobre o episódio.

Lei estadual

Em dezembro de 2020, uma lei estadual definiu as especificações técnicas para reprodução da bandeira do Estado de Pernambuco. Por definição, adotou-se que a reprodução deverá observar as normas técnicas especificadas nos anexos do texto legislativo.




Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=99603