Justiça condena policial civil a 11 anos e 9 meses de prisão por maus-tratos de 47 pitbulls

Data 24/11/2022 09:40:53 | Tóopico: Justiça

Animais foram encontrados fracos, doentes e com alimentação precária

Um policial civil foi condenado a 11 anos e 9 meses de prisão por abuso e maus-tratos de 47 pitbulls, em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte. Os animais foram encontrados em julho de 2019, em um abrigo particular, usado para rinhas.

 

Os cães tinham alimentação precária, faltava água e a maioria estava doente, inclusive, com leishmaniose.

 

As informações são do MPMG (Ministério Público de Minas Gerais), que revelou a condenação nesta quarta-feira (23). O pedido de prisão havia sido pedido pelo órgão à 2ª Promotoria de Justiça de Sabará. A decisão, em primeira instância, cabe recurso.

 

Veja também

 

Homem morre afogado após carro cair em córrego; fortes chuvas causas enchentes em São Paulo

 

Ex-jogador do Cuiabá morre afogado em rio no Mato Grosso

"O regime fixado foi o semiaberto para o início do cumprimento da pena e o homem, que é policial civil, pode recorrer em liberdade. A decisão também determinou a perda dos pitbulls resgatados e a proibição de guarda de qualquer animal pelo prazo de dois anos", informou o MPMG.

 

OPERAÇÃO

 

Em julho de 2019, em cumprimento de mandados de busca e apreensão, o MPMG realizou a operação de resgate dos animais, com apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente; Ceda (Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais); Nucrim (Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais) e Ceat (Central de Apoio Técnico).

 

No abrigo, na zona rural da cidade, os pitbulls, de grande e médio, viviam "sem assistência veterinária, com escassez de alimentos, de água, presos por correntes e em más condições de higiene e de abrigo", destacou o MPMG, revelando, ainda, que os animais estavam "muito magros, inclusive, com perda de massa muscular e de gordura, com feridas pelo corpo e estavam extremamente agitados, estressados e agressivos uns com os outros. Além disso, cinco cães testaram positivo para a leishmaniose".

 

Durante as investigações, as autoridades também descobriram que os animais recebiam comida imprópria para o consumo, com carne estraga e até em decomposição, num ambiente cercado de falta de higiene. Após serem resgatados, os animais passaram por recuperação em clínicas veterinárias, com processo de ressocialização, o que resultou em várias adoções.

 


 

O policial civil não foi encontrado para se pronunciar sobre a condenação. 

 

Fonte: R7

LEIA MAIS



Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=99595