Alimentos e hábitos que ajudam a evitar o mau hálito

Data 24/11/2022 09:33:36 | Tóopico: Brasil

Mantenha o mau hálito bem longe da sua vida com essas dicas especiais

Muitas pessoas enfrentam problemas com a halitose, e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 40% da população mundial sofre com o incômodo mau hálito.

 

Há muitos motivos que causam esse problema, entre elas, a halitose matinal, que é removida quando a higiene bucal é realizada. Contudo, quando é algo persistente, pode significar desordens orais, infecções, doença periodontal como inflamação gengival evoluída, gengiva inflamada, saburra lingual, que são as camadas de restos alimentares na superfície da línguas e próteses porosas ou mal adaptadas.

 

Além disso, também há outros motivos de desordens sistêmicas como as úlceras gastrointestinais, diabetes mellittus, leucemia, estresse, ansiedade, entre outras.

 

Veja também

 

Dormir mais no fim de semana pode ser insuficiente para compensar privação de sono

 

10 alimentos que ajudam a eliminar a retenção de líquido

Por isso, fazer a higiene bucal correta, com uso de fio dental, é muito importante para prevenir o acúmulo das bactérias responsáveis pelo mau cheiro, e também evitar cáries e tártaros.

 

SAIBA O QUE PODE CAUSAR O MAU HÁLITO E COMO EVITAR:


A alimentação pode ajudar a evitar o mau hálito, já que alguns alimentos ajudam a regular nosso organismo. Além disso, é importante ressaltar que comidas industrializadas, carnes gordurosas, pele de frango, fritura, queijos amarelos, doces e refrigerantes podem agravar o problema, devido à digestão mais lenta.

 

Também é importante evitar jejuns prolongados, já que esse hábito aumenta a produção de substâncias eliminadas por meio da respiração, o que pode causar um odor desagradável. Manter-se hidratado, ingerindo no mínimo dois litros de água por dia, também ajuda a evitar o mau hálito, pois estimulará as glândulas salivares.

 

Procure evitar carnes gordurosas e dê preferência a opções magras, como peixes e peito de frango. Outros alimentos que ajudam evitar esse problema são a maçã, a cenoura e o pepino, já que elas fazem uma limpeza dental quando comidos crus. Desse modo, elas ajudam a evitar o acúmulo de bactérias que podem causar o cheiro desagradável.

 

Outros alimentos aliados nessa luta são a canela, gengibre e hortelã. Essas três opções facilitam e estimulam a digestão, além disso, elas possuem ação antioxidante, adstringente e termogênica.

 


 

ATENÇÃO 


Vale lembrar que o mau hálito pode indicar problemas estomacais ou de higiene dental, por isso, é importante procurar um médico e também um dentista. 

 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS



Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=99590