Aviões e helicópteros dá apoio ao garimpo ilegal na Amazônia

Data 15/08/2022 00:30:00 | Tóopico: Justiça

O Fantástico acompanhou durante três dias as ações do Ibama nas pistas clandestinas entre Boa Vista, a capital de Roraima, e a terra indígena Yanomami. Uma atrás da outra, cheias de evidências de um crime em andamento: mantimentos, roupas, material de garimpo.

 

Em poucas horas, acompanhando as equipes do Ibama, a equipe do Fantástico passou por dezenas de pistas clandestinas. Algumas a menos de um minuto de voo uma da outra. Sem essa estrutura imensa de pistas para prestar apoio, o garimpo ilegal não poderia operar como acontece dentro da terra indígena.

 

“Os garimpeiros são muitos. Está aparecendo agora muita doença, bebida, arma de fogo. Nós, Yanomamis, estamos adoecendo, os rios estão adoecendo, está contaminado, que água é a vida.”, explica a liderança Yanomami Davi Kopenawa.

 

Veja também

 

Polícia Federal realiza operação contra garimpo ilegal e outros crimes no município de Jutaí, interior do Amazonas

 

'RAINHA DO SARARÉ': Polícia Federal prende mulher acusada de chefiar garimpo ilegal em terra indígena

 

O Ibama mapeou 277 pistas clandestinas dentro e ao redor da terra Yanomami. Pelo menos nove estão a menos de 40 quilômetros de um dos três pelotões especiais de fronteira que o Exército tem na TI Yanomami. Dados de monitoramento de voos do garimpo obtidos pelo Fantástico mostram o tráfego intenso das aeronaves do crime, da região de Boa Vista para a terra indígena, e dali para a Venezuela.

 

“É, sem dúvida nenhuma, uma atividade que afronta a soberania nacional.”, afirma Alisson Marugal, procurador da República.
Ao Fantástico, o Ministério da Defesa informou que "as Forças Armadas atuam no combate a delitos transfronteiriços e ambientais, numa faixa de 150 km, da fronteira, conforme a lei."

 

No pátio da Polícia Federal, em Boa Vista, está boa parte das 86 aeronaves apreendidas só em uma operação no ano passado. É fácil para polícia identificar quando uma aeronave é usada só para o garimpo: é que eles deixam apenas o banco do piloto e copiloto, e o resto todo é desmontado, deixando espaço para carga.

 

 

Só nos 15 dias de operação foram destruídos ou apreendidos 16, 6 mil litros de combustível. A maioria de aviação. Segundo a Polícia Federal, da única empresa credenciada para abastecer os voos comerciais no aeroporto de Boa Vista. A investigação mostrou que mais da metade do combustível que chegava para a Pioneiro ia parar no garimpo. Em nota, a empresa disse que sofreu uma autuação ambiental ilegal. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS



Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=97315