TAPAJÓS

Data 25/11/2021 08:27:11 | Tóopico: Política

Brasil pode ganhar mais um Estado
Um projeto de lei em análise no Senado prevê a criação de um novo estado no Brasil, o Tapajós. A área iria abrigar 23 municípios presentes no Oeste do Pará, que seria dividido em dois estados.

A proposta de divisão do Pará já vem sendo discutida desde os anos de 1990. Na época, a ideia era dividir o estado em três: Pará, Tapajós e Carajás. O tema chegou a passar por um plebiscito em 2011, mas os moradores votaram contra a criação de novas unidades de Federação.

Leia também1 Sergio Moro almoça com Zema em busca de apoio para 2022
2 Justiça tranca ação sobre revista que comparou Bolsonaro a Hitler
3 Barros nega que recebeu propina e repudia 'ativismo' do MP
4 No retorno à Câmara, Daniel Silveira não dá entrevista por ter sido "censurado"
5 Na JP, Salles diz que Moro é a 'favor de drogas e comunista'


Agora, em 2021, o tema retornou às discussões após o projeto de criação do estado de Tapajós ser colocado em discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na última quarta-feira (17).

O projeto foi apresentado em 2019 é relatado na CCJ por Plínio Valério (PSDB-AM). Ao apresentador voto favorável à medida, o parlamentar apontou que a população do Oeste do Pará acaba não sendo beneficiada com serviços.

– Esses municípios [que formariam o estado de Tapajós] reclamam autonomia porque não têm as benesses dessa pujança. Essa gente quer partilhar dessa riqueza – explicou.

Após a leitura de voto, um pedido coletivo de vista suspendeu a análise da proposta na CCJ. Caso o texto seja aprovado no Senado e na Câmara, ainda passará por um novo plebiscito.

TAPAJÓS
O projeto que prevê a criação de Tapajós aponta que o novo estado teria uma área de 538,049 mil km², cerca de 43,15% do Pará. No total, seriam 23 municípios e cerca de 2 milhões de habitantes. Além disso, Tapajós teria 8 deputados federais e 24 deputados estaduais.

Os municípios que fariam parte do novo estado seriam: Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa, Trairão e Uruará.

A cidade de Santarém seria a mais cotada para ser a capital do novo estado, tendo uma população de 294.580 pessoas, de acordo com os dados do último censo realizado pelo IBGE em 2010.




Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=91764