Juiz mantém uso de livro com erros de português

Data 23/09/2011 11:17:56 | Tóopico: Regionais


Juiz mantém uso de livro com erros de português
O livro didático “Por uma vida melhor”, que virou alvo de uma polêmica por ensinar português com erros de concordância, não precisará mais ser recolhido pelo Ministério da Educação. O juiz federal Wilson Zauhy Filho, de São Paulo, entendeu que o material pode continuar nas mãos de alunos do ensino público porque, segundo ele, não há tempo para comprar novos livros para este ano letivo. “Como não há tempo hábil para uma nova licitação, os alunos não teriam outro livro em sua substituição, sendo irrecuperáveis as perdas de aprendizado”, escreveu o juiz.

O conteúdo do livro não deixa dúvidas sobres erros de concordância, colocando em segundo plano a necessidade de se seguir a norma culta. Em um trecho, os autores dizem que não há problema em se falar, por exemplo, “nós pega o peixe” ou “os menino pega o peixe”. Três pessoas entraram com uma ação popular contra a União, o Ministério da Educação e a Global Editora solicitando o recolhimento imediato da publicação, com a alegação de que ela legitima erros crassos.

Em texto, a assessoria da Justiça Federal disse que os réus apresentaram pareceres técnicos de especialistas da área discordando que o livro seja inadequado. “Para o juiz, isso já demonstra que a discussão é polêmica e que não é possível afirmar de pleno que a obra é inservível ao ensino”.




Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=9028