FARSANTE

Data 10/09/2021 09:33:35 | Tóopico: Justiça

Ministro Barroso não engana ninguém, diz Bolsonaro sobre as urnas

Presidente voltou a criticar ministro após lançar nota 'apaziguadora'

Presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar o ministro Luís Roberto Barroso Foto: PR/Alan Santos

Hora após o presidente Jair Bolsonaro amenizar o tom das críticas contra o Judiciário e o Legislativo, o chefe do Planalto voltou a alfinetar o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso. Na tradicional live das quintas-feiras, Bolsonaro disse que Barroso, que é presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ‘não convence ninguém’ com ‘palavras bonitas’ sobre a segurança das urnas eletrônicas.

– Palavras bonitas, que sei que o ministro Barroso tem, dada a sua formação de jurista, diferente da minha, que tem palavrão de vez em quando, mas não convence ninguém – disse Bolsonaro.

Leia também1 'A bronca dos caminhoneiros é com o STF', diz deputado
2 Bolsonaro e Alexandre de Moraes marcam encontro, diz colunista
3 Bolsonaro: 'Nos próximos dias teremos frutos do 7 de Setembro'
4 Caminhoneiros querem manter o movimento até domingo, diz Bolsonaro
5 Flávio Bolsonaro: “Ele sabe o que está fazendo”

Em seguida, Bolsonaro citou as próprias iniciativas adotadas por Barroso para garantir a segurança das urnas eletrônicas. As medidas anunciadas incluem a criação da Comissão de Transparência das Eleições.

– Se anuncia que está anunciando novas medidas protetivas por ocasião das urnas é porque elas têm brecha. É porquê, Barroso, elas são penetráveis. Entendeu, Barroso? Ministro Barroso, entendeu? As urnas são penetráveis, as pessoas podem penetrar nelas – afirmou Bolsonaro.

Em outro momento da live, Bolsonaro voltou a dizer que está aberto ao diálogo com os Poderes, incluindo o presidente do TSE.

– Ainda que hoje ele deu um cacete lá em mim – disse, fazendo referência ao duro discurso de Barroso durante a abertura da sessão do TSE desta quinta-feira (9), na qual o ministro afirmou que Bolsonaro “envergonha” o Brasil e “não tem compostura”, entre outras críticas.


“Todos sabem quem é o farsante nessa história”, diz Barroso

Ministro seguiu mesmo tom rígido adotado por Luiz Fux


Ministro Luís Roberto Barroso fez discurso Foto: Agência Brasil/Fabio Pozzebom

Na abertura da sessão do Tribunal Superior Eleitoral desta quinta-feira (9), o presidente Luís Roberto Barroso rebateu diretamente as alegações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro durante os discursos em manifestações do feriado de 7 de setembro. O ministro disse que “todas as pessoas de bem sabem que não houve fraude [nas últimas eleições] e quem é o farsante nessa história”.

– O presidente da República repetiu incessantemente que teria havido fraude na eleição na qual se elegeu. Disse eu, então, à época, que ele tinha o dever moral de apresentar as provas. Não apresentou. Continuou a repetir a acusação falsa e prometeu apresentar as provas. Após uma live que deverá figurar em qualquer futura antologia de eventos bizarros, foi intimado pelo TSE a cumprir o dever jurídico de apresentar as provas, se as tivesse. Não apresentou – disse.

Leia também1 Bolsonaro emite nota: 'Sempre estive disposto a manter diálogo'
2 STF dá 48h para Bolsonaro explicar MP que muda Marco Civil da Internet
3 STF ordena que PF inclua nome de Zé Trovão na lista da Interpol
4 A ministros, Bolsonaro indica que manterá "pressão" ao STF
5 Após reunião com Bolsonaro, caminhoneiros dizem que bloqueios continuam até encontro com Pacheco

Barroso seguiu o mesmo tom rígido adotado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, em seu discurso nesta quarta-feira (8).

– É tudo retórica vazia. Hoje em dia, salvo os fanáticos e os mercenários, todas as pessoas de bem sabem que não houve fraude e quem é o farsante nessa história – declarou o ministro Barroso.




Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=90153