REDAÇÃO DO ENEM

Data 12/01/2021 09:23:48 | Tóopico: Brasil

Redação do Enem: Os temas que podem cair na prova

No dia 17 de janeiro, além das 45 questões de Ciências Humanas e das 45 questões de Linguagens e Códigos, o estudante vai fazer a redação, uma das notas mais importantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)

Por essa razão, os pontos mais comentados pelos participantes nas redes sociais são: “tema da redação” e “como tirar 1.000 na redação do Enem”. Hoje, vamos falar sobre as principais possibilidades de tema para este ano.

Em linhas gerais, os temas exigem uma reflexão crítica de conteúdos com apelo social e comportamental. O Enem também cobra um posicionamento do candidato diante de questões polêmicas da atualidade, no Brasil e no mundo. Veja quais foram os temas dos últimos 5 anos.

Leia e assista também

Enem 2021: veja como será a estrutura da prova e divisão das questões

Estudantes não poderão usar nota do Enem 2020 no Prouni e no Fies

Enem: Justiça monta sistema para acompanhamento de ocorrências em tempo real

2019 - “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.
2018 - Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
2017 - Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
2016 (2ª aplicação) - Caminhos para combater o racismo no Brasil
2016 (1ª aplicação) - Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
2015 - A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Violência contra mulher, intolerância religiosa, racismo, formação educacional dos surdos, comportamento e dados na internet e democratização do acesso ao cinema: em comum, temas que exigem reflexão crítica e posicionamento diante de questões atuais. 

Com base nessas informações, confira quais são os principais “candidatos” a tema da redação do Enem, na prova deste ano.

1. Pandemia da Covid-19
O ano de 2020 foi histórico e trágico para a humanidade. As mudanças drásticas na sociedade foram causadas pelo novo coronavírus. Mais do que falar sobre a pandemia, o estudante pode ser cobrado a comentar sobre o impacto dessas alterações no futuro e qual será o “novo normal”.

2. Desastres ambientais: Amazônia e Pantanal “em chamas”
O que é especulação, o que é normal para a época do ano e o que é negligência do Governo Federal? O estudante pode ser cobrado a refletir sobre as causas e consequências dos problemas relacionados ao meio ambiente. Outros lugares do mundo podem ser citados, como é o caso da Austrália.

3. Negacionismo da ciência 
Assunto muito polêmico que tomou conta das discussões na mídia e nas redes. As questões políticas que “bateram de frente” com as científicas podem ser cobradas na prova para que o estudante reflita e traga argumentos para defender um ponto de vista sobre o tema. A obrigatoriedade da vacina pode ser citada, também.

4. Saúde mental
A pandemia causou, em muitos cidadãos do mundo, uma série de problemas psicológicos por causa do isolamento. Essa questão é importante, pois afeta de forma direta o comportamento humano e as relações pessoais e profissionais.

5. Digitalização dos relacionamentos e importância da tecnologia
Como a tecnologia conseguiu manter o relacionamento humano durante a pandemia? Como as gerações dos “mais velhos” precisou se adaptar? O Home Office tomou conta do mundo corporativo e pode ficar, mesmo após a pandemia.

6. Influência dos algoritmos na opinião das pessoas
Como as redes sociais e as diversas plataformas digitais podem “moldar” o ponto de vista da sociedade? As “fake news” e a “desinformação” são propagadas em larga escala pelas redes? Como o ser humano pode lidar com isso e manter seu espírito crítico para avaliar as informações e saber quando são verdadeiras? O estudante pode ser cobrado a refletir sobre como os algoritmos levam o usuário das redes a caminhos e pensamentos manipulados com objetivos comerciais e políticos.

7. Polarização da política
Quais são as causas e efeitos dos extremos na política mundial? Por que, no Brasil, os partidos de centro tiveram um bom desempenho? Os brasileiros cansaram da polarização? O estudante pode ser cobrado a refletir o que levou os brasileiros a preterir o discurso extremo nas últimas eleições. Isso foi apenas uma coincidência ou essa “era dos extremos” ainda tem muitas décadas de vida?

8. Política e economia chinesa
a influência da China na economia e na política do mundo. Como os chineses estão se tornando a grande potência mundial e como eles podem influenciar o mundo ocidental?

Vale lembrar que essas possibilidades são apenas uma análise com base nas últimas provas e nos principais acontecimentos dos últimos meses. Mesmo que um desses temas não caia na prova de redação, estudá-los, com certeza, vai ser muito útil para as outras provas e vestibulares e para a formação pessoal e profissional de cada estudante.

 




Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=85159