ANÁLISE

Data 27/11/2020 00:58:21 | Tóopico: Brasil

Sementes recebidas por brasileiros contêm pragas
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou ter analisado, até o momento, 36 amostras de pacotes de sementes não solicitadas que chegaram via Correios à casa de brasileiros. De acordo com avaliações do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás (LFDA-GO), parte das amostras contêm a presença de mais de uma praga.

A análise mostrou ainda que 47% das amostras apresentaram risco fitossanitário ao país.

Leia também1 Governo faz acordo com banco alemão para ações na Amazônia
2 Saúde terá que informar sobre eficácia de feijões contra a Covid
3 Governo faz balanço sobre sementes recebidas misteriosas
4 Sementes misteriosas: China vê 'indícios de fraude' em pacotes
5 Sementes misteriosas da China chegam ao Brasil. Entenda

– Após avaliação de risco fitossanitário, realizada pela área técnica do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas do Mapa, foi identificado que uma amostra continha a espécie Myosoton aquaticum, praga ausente no Brasil e com potencial para ser considerada quarentenária, ou seja, com risco de estabelecimento no país e de causar danos fitossanitários. Essa espécie apresenta resistência a herbicidas, o que torna seu controle difícil. A introdução dessa planta daninha no país pode ter impacto econômico negativo – informou o Ministério.

Quatro amostras apresentavam uma espécie quarentenária ausente, a Descurainia sophia, que é considerada uma planta daninha nos Estados Unidos e Canadá. Essa planta também é considerada ‘invasora’ em países como México, Japão, Coreia, Chile e Austrália. Já a Myosoton aquaticum é considerada planta daninha nos campos de trigo da China.

Além disso, outras 15 amostras continham gêneros de espécies quarentenárias ou espécies com potencial quarentenário, como sementes de Cuscuta, Brassica, Chenopodium e Amaranthus, além dos fungos Cladosporium, Alternaria, Fusarium e Bipolaris.

– Após análises laboratoriais, pode-se avaliar que a introdução de material propagação (sementes ou mudas), mesmo em pequenas quantidades, sem atender aos requisitos fitossanitários e de qualidade estabelecidos pelo Mapa, coloca em risco a agricultura brasileira – disse Carlos Goulart, diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas.

O Ministério orienta que as pessoas não abram os pacotes de sementes.

– Caso o cidadão venha a receber em casa sementes provenientes do exterior, o Ministério orienta a entrega do material para uma das unidades do Mapa em seu estado ou órgão estadual de defesa. O pacote não deve ser aberto ou descartado no lixo, a fim de evitar o contato das sementes com solo e prejuízos para as áreas agrícolas e o meio ambiente. A orientação também vale para o cidadão que recebeu e plantou as sementes. Neste caso, entre em contato com o Mapa ou o órgão estadual de defesa para agendar o recolhimento do material – explicou a Pasta




Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=84234